Home / Europa / Espanha / Costa del Azahar: a costa de flores de laranjeira

Costa del Azahar: a costa de flores de laranjeira

A Costa del Azahar é a região costeira da província de Castellón de la Plana no norte da Comunidade Valenciana. Este trecho da costa estende-se ao norte de Valência para o delta do Ebro por 120 km entre as cidades de Almenara no sul e de Vinaros ao norte. Vindo do norte o primeiro centro, que está localizado ao longo da Costa del Azahar, é Vinaroz/Vinaròs, seguido por aqueles de Benicarlo e Peñíscola.

Peñíscola é uma bela cidade litorânea, que tem alguns edifícios históricos interessantes, em particular o castelo dos Templários, construído no século XIV sobre um castelo árabe. As muralhas, que cercam o centro antigo da cidade, são a obra do arquiteto italiano Giovanni Battista Antonelli datando de 1576 e 1578. Ao sul de Peñíscola é provavelmente o mais belo trecho de costa, correspondendo ao Parque Natural de la Sierra de Irta, uma reserva natural, elevando-se até 572 metros. É um trecho de costa rochoso e intocado, feito de falésias, enseadas, pequenas praias e penhascos.

As cidades costeiras de Benicassim e Oropesa del Mar apresentam o clássico conjunto de prédios perto de longas praias de areia. Ao largo da costa são as ilhas Columbretes, um pequeno arquipélago de ilhas vulcânicas, agora protegido por uma reserva natural (Reserva Natural de las Islas Columbretes). Os laranjais oferecem o aspecto dominante da campanha. Atrás dos dois balneários fica o chamado Deserto de las Palmas, protegido como um parque natural. Este é uma área de montanhas paralelas à costa, onde crescem palmeiras anãs (Chamaerops humilis). O ponto mais alto é o Pico Bartolo, que atinge 729 metros. Mais ao sul fica a cidade de Castellón de la Plana e a estância balnear de Playa del Moncófar com a Playa del Grao conhecida. No final da Costa de Azahar está situada a cidade de Sagunto com ruínas importantes romanas.

O nome Costa de Azahar deriva-se da laranja (azahar), que é a principal cultura da região. Esta costa é cheia de contrastes: Encontramos cidades belas e desenvolvidas com praias como Vinaroz, Peñiscola, Oropesa del Mar, Benicarlo, Benicassim e Moncofa dum lado e um verde litoral rico em frutas cítricas doutro lado, que contrasta com o ambiente selvagem das montanhas da Serra de Irta, correndo paralelamente à costa. O pantanal de Prat Cabanes-Torreblanca e o Deserto de las Palmas com o miradouro espectacular da costa são igualmente interessantes.

Entre as localidades do interior não deve perder uma visita à pequena vila fortificada de Mascarell, completamente cercada por uma muralha.

COMO CHEGAR: Para chegar à Costa del Azahar o aeroporto mais próximo é o de Valência.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com