Home / Europa / Espanha / Toledo: a capital histórica da Espanha
Toledo, Espanha. Autore e Copyright Marco Ramerini
Toledo, Espanha. Autor Marco Ramerini

Toledo: a capital histórica da Espanha

Toledo com 78.000 habitantes está localizado na Meseta a 454 metros acima do nível do mar a 70 km ao sul de Madrid. A cidade é cortada pelo Rio Tejo, que o rodeia com uma curva do rio por dois terços, enquanto a parte antiga da cidade está localizada na encosta duma colina sob a qual passa o Tejo. O centro histórico de Toledo faz parte dos lugares, que são protegidos pela UNESCO como património mundial desde 1986.

Sob o Império Romano Toledo era uma cidade pequena, mas importante do ponto de vista estratégico, sendo localizado no rio Tejo, em que os romanos tinham construído uma ponte, mais tarde ampliada e restaurada pelos árabes, que governaram Toledo entre 711-1085, quando o Rei Afonso VI de Castela conquistou a cidade.

Sob os reis cristãos a cidade cresceu consideravelmente para tornar-se no século XVI no reinado de Carlos V uma das capitais do império espanhol. Em 1563 Felipe II decidiu mudar a capital do império de Toledo a Madrid. Na altura a cidade perdeu grande parte de sua vida política e social.

Graças à sua história e ao seu belo centro histórico a cidade de Toledo é hoje um importante destino turístico no centro de Espanha e um dos principais destinos turísticos para quem decide visitar os arredores de Madrid.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE TOLEDO

Alcázar, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author and Copyright Marco Ramerini

Alcázar, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author Marco Ramerini

Toledo tem uma aparência medieval com ruas sinuosas e estreitas e com uma arquitetura extremamente impressionante, que inclui alguns dos mais belos monumentos históricos da Espanha, que representam as épocas seguintes: os estilos árabe, mudéjar, gótico e renascentista

Duas pontes medievais interessantes cruzam o rio Tejo: a Ponte de San Martín, uma ponte construída no século XIV, onde pode-se desfrutar duma bela vista sobre a cidade e o lado oriental ao invés fica a Ponte de Alcántara, provavelmente de origem romana. Esta última encontra-se perto do Castelo de San Servando, fortificações medievais a partir das quais pode gozar duma vista magnífica da cidade.

Fora dos muros da cidade ao longo da estrada a partir de Madrid fica o Hospital de Tavera, um edifício do século XVI, que abriga o Museu do Duque de Lerma com salas esplêndidas de pinturas de Tintoreto e El Greco ao lado duma bela igreja.

Catedral, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author and Copyright Marco Ramerini

Catedral, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author Marco Ramerini

Muito bonitos são os portões para a cidade antiga como a Puerta del Sol (estilo Mudéjar, século XIII), a Puerta Nueva de Bisagra (século XVI), a Puerta Vieja de Bisagra ou Puerta de Alfonso VI do século IX e a Puerta del Cambrón do século XVI).

Além da Puerta Vieja de Bisagra pode chegar à Igreja de estilo mudéjar de Santiago de Arrabal do século XIII. Em frente à Puerta del Sol fica a Igreja de Cristo de la Luz, originalmente a mesquita árabe de Bab al-Mardum do século X.

Continuando em direção ao centro da cidade encontra-se a Plaza de Zocodover, o coração da cidade, repleta de galerias. Foi o velho mercado central do tempo árabe e é agora uma praça animada, que é a mais bela e animada de Toledo.

Passando o Arco de la Sangre pode chegar ao Hospital de Santa Cruz do século XVI com uma bela fachada plateresca, que agora abriga o Museu de Arqueologia, das Belas Artes e das Artes Decorativas com pinturas de Goya, El Greco, Veronese e Morales. No ponto mais alto da cidade fica o Alcázar, uma fortaleza quadrangular com torres quadradas, construída no século XI pelo rei Alfonso VI.

Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author and Copyright Marco Ramerini.

Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author Marco Ramerini.

Não longe está a majestosa catedral gótica, construída no local da mesquita mais importante de Toledo. Foi construída nos séculos XIII, XIV e XV. Os três portais da fachada são bonitos, bem como os portais laterais, entre os quais a Porta gótica de los Leones de 1460 e a mais antiga Porta del Reloj do século XIII. Interessante é a soberba torre do século XV de 90 metros de altura e o claustro gótico. O interior das naves da catedral contém 5 magníficos afrescos, vitrais e obras de El Greco, Velázquez e Goya. Entre as capelas são para mencionar a Capilla Mayor, a Capilla Mozarabe, a Capilla de Santiago, a Capilla de San Juan e a Capilla de los Reyes Nuevos.

A Casa do Capítulo tem um tecto de caixotões mudéjar e paredes pintadas por Jean de Bourgougne de 1511. Mas o destaque é a Sacristia com pinturas e afrescos de Luca Giordano, El Greco, van Dyck, Ticiano e Goya. Perto da Catedral fica a Igreja de San Romano do século XIV, que abriga o Museo de los concilios y da cultura visigoda.

Ponte de Alcántara, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author and Copyright Marco Ramerini.

Ponte de Alcántara, Toledo, Castela-Mancha, Espanha. Author Marco Ramerini.

Outros pontos de interesse são as duas sinagogas (agora igrejas) de Santa Maria la Blanca do século XII e do Transito de 1366, sendo a Igreja de Santo Tomé, em que há a maior obra-prima de El Greco: O Enterro do Conde Orgaz e o Mosteiro de San Juan de los Reyes de 1476 com um belo claustro gótico. Ao lado da Sinagoga do Tránsito é a chamada Casa Museu de El Greco (Domenico Theotocopulos).

Finalmente não perca a vista da cidade a partir do ponto da Ermida da Virgem del Valle e da Virgem de la Cabeza. Uma das mais belas maneiras de ver Toledo é dar um passeio ao longo de los Cigarrales, uma rota a partir da Ponte de San Martin, atravessando toda a cidade até o Castelo de San Servado e a Ponte de Alcántara.

O clima de Toledo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem