Home / Europa / França / França: Paris e mais …

França: Paris e mais …

A França (République française) é uma república, onde o Presidente da República é o Chefe de Estado e do poder executivo. O Parlamento, que está dividido na Assembléia Nacional e no Senado, exerce o poder legislativo. A França está dividida na França metropolitana e nas regiões ultramarinas e coletividades ultramarinas.

França metropolitana é a parte histórica da França. Ela é dividida em 22 regiões administrativas e estas por sua vez são divididas em 96 departamentos. As regiões ultramarinas e as coletividades ultramarinas são tudo o que resta sob o controle francês do vasto império colonial que a França teve até depois da Segunda Guerra Mundial. Elas são ilhas, arquipélagos e territórios espalhados por diferentes continentes.

As regiões ultramarinas são cinco. Dois estão localizadas nas Pequenas Antilhas do Caribe. São a ilha de Guadalupe e suas dependências e a ilha de Martinica. Na América do Sul encontra-se o território da Guiana francesa, enquanto no Oceano Índico são a ilha vulcânica da Reunião e Mayotte.

As colectividades ultramarinas são seis. Três estão na Oceania (Nova Caledónia, Polinésia Francesa e Wallis e Futuna, dois no Caribe (Saint-Barthélemy e Saint-Martin) e uma está localizada na América do Norte perto da ilha de Terra Nova (Saint-Pierre e Miquelon).

A França metropolitana, que faz parte da União Europeia, ocupa uma posição privilegiada na Europa Ocidental Se estende desde o Mar do Norte e do Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, incluindo nela uma grande variedade de áreas e paisagens e também a ilha da Córsega. O país é um dos estados mais importantes da Europa e marcou a história da Europa desde a Idade Média até o presente.

A parte norte e oeste do território francês é maioritariamente constituída por planícies e colinas baixas. Nestas áreas fluem alguns dos grandes rios franceses, todos desembocando no Oceano Atlântico. Os mais conhecidos são o rio Sena, que também passa pela capital de Paris e deságua no Canal Inglês, o rio Loire, que vem das montanhas do Maciço Central e deságua no Oceano Atlântico perto de Nantes e a Gironda/Garona, que atravessa a cidade de Bordeaux antes de desaguar no Oceano Atlântico.

O outro rio principal na França o Rio Ródano por sua vez atravessa a parte sul-oriental do país e termina com um grande delta no Mar Mediterrâneo. O rio Reno toca apenas marginalmente a França, marcando a fronteira leste com a Alemanha.

A parte central, sul e leste da França está coberta de algumas das principais cadeias de montanhas do continente europeu: os Alpes no sudeste e os Pirinéus no sul, enquanto o Maciço Central ocupa o centro-sul do país.

Entre estas montanhas os mais altas são os Alpes, atingindo o ponto mais alto do país pelo Mont Blanc/Monte Bianco/Monte Branco com 4.810 metros na fronteira com a Itália. Os Pirinéus ao longo da fronteira com a Espanha alcançam alturas consideráveis ultrapassando os 3.400 metros com o Pico de Aneto com 3.404 metros, mas pertence inteiramente a Espanha. Apenas a sétima cume dos Pirinéus o Vignemale com 3.298 metros fica do lado francês. O Maciço Central, formado por alguns cones vulcânicos, tem no entanto menores alturas. Sua montanha mais alta é o Puy de Sancy com 1.886 metros.

Entre as cidades, além da capital de Paris, que tem por si só quase 20% da população francesa, podemos citar Lyon, Marselha e Nice entre o Ródano e os Alpes, Toulouse e Bordeaux entre Aquitânia e os Pirinéus, Nantes, Brest e Le Havre na costa Atlântica, Lille, Rouen, Nancy e Metz no norte e Estrasburgo ao longo do rio Reno.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 543.965 km²
  • População: 60.327.000
  • Capital: Paris
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se também o alemão, o bretão e o basco.
  • Religião: católicos 51%, muçulmanos 4,5%, protestantes 1,5%, judeus 1% e arménios 0,2%
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, no verão UTC+2

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com