Home / Oceania / Papua-Nova Guiné / Papua-Nova Guiné: florestas, montanhas, ilhas e tradições tribais
Monte Bosavi, Papua-Nova Guiné. Autor Panvorax. Licensed under the Creative Commons Attribution.
Monte Bosavi, Papua-Nova Guiné. Autor Panvorax

Papua-Nova Guiné: florestas, montanhas, ilhas e tradições tribais

A Papua-Nova Guiné (Papua New Guinea/Papua Niugini) é uma monarquia parlamentar, associada à Comunidade Britânica, situada ao sul do Equador no Oceano Pacífico de sudoeste. O país está localizado no leste da Indonésia e a norte da Austrália, a partir da qual é separada pelo Estreito de Torres, e é banhada ao norte pelo Mar de Bismarck, a leste pelo Mar das ilhas Salomão, ao sul pelo Mar de Coral e faz fronteira a oeste com a província indonésia de Papua (Irian Jaya).

O Estado, cuja capital é a cidade de Port Moresby, é formado da seção leste da grande ilha de Nova Guiné, do arquipélago de Bismarck, do arquipélago de Louisiade, das ilhas Trobriand, das ilhas d’Entrecasteaux e da parte norte das Ilhas Salomão (incluindo as ilhas de Bougainville e Buka).

O território de Papua-Nova Guiné é formado ao longo da costa do sudoeste de vastas planícies aluviais, muitas vezes pantanosas, onde fluem os rios Fly e Purari, enquanto a região norte é atravessada pelos rios Sepik, Markham e Ramu, que formam extensas planícies.

O resto do território é em grande parte montanhoso. O interior é atravessado de nordoeste a sudeste para uma grande cordilheira montanhosa, dividida no Central Range (New Guinea Highlands), o Bismarck Range e o Owen Stanley Range com montanhas íngremes, que às vezes excedem 4.000 metros de altura. O pico mais alto do país é o Monte Wilhelm com 4.509 metros no Bismarck Range. O Owen Stanley Range sobe no extremo sudeste da ilha e tem mais de 4.000 metros de altura pelo Monte Victoria com 4.072 metros.

Mapa da Papua-Nova Guiné

Mapa da Papua-Nova Guiné

Uma outra cordilheira está localizada perto do litoral norte e é formada ao oeste pelas Bewani Mountains, pelas Torricelli Mountains e pelas Príncipe Alexandre Mountains, que não ultrapassam 2.000 metros.

Para o leste ao longo da costa encontramos o Finisterre Range e o Saruwaged Range, que excedem na Península Huon 4.000 metros de altura. O Monte Bangeta no Saruwaged Range é o pico mais alto com 4.121 metros. A população do país está essencialmente concentrada em aldeias ao longo da costa ou ao longo dos rios.

Entre os numerosos arquipélagos, que fazem parte de Papua-Nova Guiné o mais importante é o arquipélago de Bismarck, que inclui mais de 200 ilhas vulcânicas e atóis, que estendem-se ao nordeste de Nova Guiné e são formados pelas ilhas de Nova Bretanha (New Britain, ex-Nova Pomerânia), de Nova Irlanda (New Ireland, ex-Novo Meclemburgo), de Novo Hanôver (New Hanover ou Lavongai) e pelo grupo de ilhas do Almirantado (Admiralty Islands).

A ilha principal é a grande ilha de Nova Bretanha (New Britain com 36.519 km²) de origem vulcânica com vários vulcões ativos, tais como o Monte Ulawun, a montanha mais alta da ilha com 2.334 metros, o Langila com 1.330 metros, o grupo de vulcões Garbuna (Krummel, Garbuna e Welcker), o Sulu Range (Malopu) e os vulcões Tavurvur e Vulcan na caldeira de Rabaul. Rabaul é a principal cidade e a capital da província de Nova Bretanha do Oeste.

A ilha de Nova Irlanda (New Ireland com 8.650 km²) é uma ilha vulcânica com mais de 300 km de comprimento, mas estreita de 10 km ao norte de Nova Bretanha. A capital provincial da ilha é Kavieng. A ilha é selvagem e montanhosa com montanhas de mais de 2.000 metros como o Mount Lambel com 2.150 metros. A poucos quilómetros a oeste de Nova Irlanda fica a ilha de Novo Hanôver (New Hanover ou Lavongai com 1.190 km²). Continuando para o oeste há o grupo de ilhas do Almirantado (Admiralty Islands), que fazem parte do arquipélago de Bismarck. Aqui encontramos a ilha de Manus com 2.100 km², densamente coberta por floresta tropical. O seu pico mais alto é o Monte Dremsel com 718 metros.

Monte Tavurvur, New Britain Island, Papua-Nova Guiné. Autor Taro Taylor. Licensed under the Creative Commons Attribution

Monte Tavurvur, New Britain Island, Papua-Nova Guiné. Autor Taro Taylor

Para o leste do arquipélago de Bismarck começa o arquipélago das ilhas Salomão, das quais as duas ilhas mais ocidentais, Bougainville e Buka, fazem parte do Estado de Papua-Nova Guiné. A ilha de Bougainville com 10.049 km² é a maior ilha do arquipélago das ilhas Salomão, à qual pertence geograficamente. A ilha é de origem vulcânica e é coberta por florestas densas e tem altas montanhas, que culminam no vulcão Balbi com 2.715 metros.

A ilha de Buka com 500 km² é uma ilha bastante plana, que está localizada a noroeste de Bouganville. O Mount Bei com 458 metros é o pico mais alto. Para o leste e nordeste da parte extrema da ilha de Nova Guiné encontram-se os outros grupos de ilhas, que fazem parte de Papua-Nova Guiné: O arquipélago de Louisiade, as ilhas Trobriand e as ilhas d’Entrecasteaux.

A Papua-Nova Guiné é rica em minerais (cobre, petróleo, ouro, prata) e recursos florestais. Mais de 90% do país é coberto por florestas (borracha). A agricultura produz cereais como arroz, milho e sorgo, batata doce, inhame, mandioca, bananas, café, cacau, cana-de-açúcar, coqueiros e chá. As atividades industriais são limitadas a alguns estabelecimentos para a produção de alimentos (açúcar), madeira e roupas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 462.840 km² – terras aráveis 1%, prados e pastagens 0%, florestas 91%, terras incultas e improdutivas 8%
  • População: 7.060.000 (situação em 2012).
  • Capital: Port Moresby.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês, o Tok Pisin e o Hiri Motu. —– No país falam-se 715 línguas indígenas.
  • Religião: Cristandade 96% – católicos 27%, luteranos 19%, United Church 11%, adventistas 10%, pentecostais 8%, evangélicos 5%, anglicanos 3%, além disso animistas 4%
  • Moeda: Kina (PGK).
  • Fuso horário: UTC+10.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: