Home / Oceania / Vanuatu / Vanuatu: ilhas vulcânicas com populações de tradições primitivas

Vanuatu: ilhas vulcânicas com populações de tradições primitivas

As Ilhas Vanuatu (Ripablik blong Vanuatu/Republic of Vanuatu/République de Vanuatu), anteriormente conhecidas como o arquipélago das Novas Hébridas, são uma república situada no Oceano Pacífico Ocidental (Melanésia) ao sul do equador entre as ilhas Fiji, as ilhas Salomão e a Nova Caledónia. A capital é Port Vila na ilha de Efate.

As Ilhas Vanuatu são um arquipélago de mais de 80 ilhas. que estendem-se de noroeste a sudeste por 800 km. Catorze são as ilhas mais importantes: Espiritu Santo com 3.956 km², Malakula 2.041 km², Efate com 900 km², Erromango com 888 km², Ambrym com 678 km², Tanna com 555 , Pentecost com 491 km², Epi com 445 km², Ambae ou Aoba com 402 km², Vanua Lava com 334 km², Gaua com 328 km², Maewo com 304 km², Malo com 180 km², e Anatom ou Aneityum com 159 km².

A maioria das ilhas são ilhas elevadas de origem vulcânica e são muitas vezes cercadas por recifes de coral. Há muitos vulcões ativos no arquipélago, incluindo o Monte Yasur com 361 metros na ilha de Tanna, o vulcão Ambae com 1.496 metros na ilha homônima, o vulcão Marum com 1.334 metros na ilha de Ambrym, o Monte Gharat com 797 metros na ilha de Gaua, o vulcão Lopevi com 1.413 metros na ilha de mesmo nome e o Monte Suretamate com 921 metros na ilha de Vanua Lava. A montanha mais alta do arquipélago é o Monte Tabwemasana com 1.879 metros na ilha de Espiritu Santo.

Os principais recursos económicos do arquipélago são a agricultura com coqueiros, cacau, café, frutas, inhame, mandioca, bananas, batata-doce e legumes, a pesca, a silvicultura e a pecuária com bovinos e suínos. Os recursos do subsolo são representados por minerais de manganês, presentes na ilha de Efate. O turismo está em expansão constante bem como as atividades financeiras e bancárias offshore.

Quanto ao turismo as ilhas são conhecidas por suas populações, que mantêm seus costumes primitivos. Mesmo os aspectos naturais com eventos vulcânicos e as praias de areia branca e preta são uma atração para os turistas. A ilha de Espiritu Santo preserva o que é considerada como uma das mais belas praias do Pacífico: O Champagne Beach

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 12.189 km²: terras aráveis 10%, prados e pastagens 2%, florestas 75%, terras incultas e improdutivas 13%
  • População: 224.000 (situação em 2012) – melanésios (Ni-Vanuatu) 98,5%, polinésios, chineses e europeus 1,5%
  • Capital: Port Vila.
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o inglês, o bislama e o francês. —– Falam-se mais de 100 línguas locais.
  • Religião: Cristandade 90%: presbiterianos 37%, anglicanos 15%, católicos 15%, adventistas 6% e congregacionistas 4%, além disso animistas 8%
  • Moeda: Vanuatu Vatu (VUV).
  • Fuso horário: UTC+11.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com