Home / Europa / Finlândia / Finlândia: vastas florestas e uma imensidão de lagos

Finlândia: vastas florestas e uma imensidão de lagos

A Finlândia (Suomen Tasavalta, Republiken Finland) é uma república unitária parlamentar localizada no norte da Europa, que faz a parte leste da Escandinávia.

Os países vizinhos são no norte a Noruega, no nordeste a Suécia, no leste e sudeste a Rússia. A oeste e sul é banhada pelo Mar Báltico, quer dizer pelos golfos de Bótnia e Finlândia respectivamente. Entre as grandes cidades há a capital Helsínquia/Helsingfors, Turku, Vaasa, Oulu, Tampere, Lahti, Kuopio e Rovaniemi. A Finlândia faz parte da União Europeia.

O território da Finlândia está entre 60° de latitude norte e 70° de latitude norte. Mais de um terço do território é ao norte do Círculo Polar Árctico, que torna o país um dos países mais setentrionaisl do mundo.

O território da Finlândia é maioritariamente plano e há 180.000 lagos de origem glacial: Saimaa com 4.377 km², Päijänne com 1.081 km², Inari com1.040 km², Pielinen com 894 km², Oulujärvi com 887 km², Haukivesi com 620 km², Orivesi-Paasivesi com 536 km², Kallavesi com 513 km², Keitele com 500 km², que são encontrados principalmente no Sudeste.

No centro-norte, ao norte do rio Oulu há uma série de montanhas, no nordeste do país ao longo da fronteira com a Noruega estão os Alpes escandinavos. Aqui é o pico mais alto da Finlândia, o Monte Haltitunturi com 1.324 metros. O resto do norte da Lapónia finlandesa está cheio de grandes áreas florestais intocadas.

Os principais rios da Finlândia são o Tornio, o Kemi, o Oulu e o Kokemäki. A costa do país, geralmente baixa, é indentada e abordada por numerosas ilhas. Os principais são o arquipélago de Åland.

As florestas são o principal recurso do país, que é um grande exportador de madeira, papel e celulose. Existem vários recursos do subsolo. A Finlândia é o segundo maior produtor de cromita. Muito importante é também o zinco.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superífície: 338.145 km² (terras aráveis 8%, prados e pastagens 1%, florestas 69%, terras incultas e improdutivas 22%)
  • População: 5.323.000 (2008)
  • Capital: Helsínquia/Helsingfors
  • Línguas oficiais: O finlandês e o sueco. O samié é uma língua regional.
  • Religião: Igreja Evangélica Luterana (82%), Igreja Ortodoxa (1%).
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com