Home / América do Norte / Canadá / A Colúmbia Britânica (British Columbia): natureza a enésima potência

A Colúmbia Britânica (British Columbia): natureza a enésima potência

A Colúmbia Britânica (British Columbia) é uma província do oeste do Canadá ao longo das costas do Oceano Pacífico. Quatro vezes maior da Grã-Bretanha é depois do Quebeque a maior província do Canadá, excluindo os territórios. A província é limitada ao oeste pelo Oceano Pacífico, limitada a norte pelo Alaska e os territórios canadenses dos Territórios do Noroeste e Yukon e a leste pelas Montanhas Rochosas canadenses, marcando a fronteira com a província de Alberta, enquanto a sul faz fronteira com os Estados Unidos da América pelos Estados de Washington, Idaho e Montana.

A Colúmbia Britânica tem uma costa ao longo do Oceano Pacífico muito irregular e liderada por numerosas ilhas, incluindo a ilha de Vancouver com 32.134 km², onde fica a capital provincial Victoria. Outras ilhas importantes são as do arquipélago da Rainha Carlota/Queen Charlotte Islands, cujas duas ilhas principais são a Graham Island com 6.361 km² e a Moresby Island com 2.608 km².

O território da Colúmbia Britânica é em grande parte montanhoso e ao longo da costa encontra-se a cadeia das montanhas costeiras (Coast Mountains), das quais o pico mais alto é o Monte Waddington com 4.019 metros. Para o norte da faixa costeira a montanha mais alta da Colúmbia Britânica é o Monte Fairweather com 4.671 metros, localizado perto da costa na fronteira com o Alaska na Fairweather Range.

O interior do país é composto por um grande planalto, atravessado pelos rios Columbia, Stikine, Skeena e Fraser e por muitos lagos muitas vezes longos e estreitos, incluindo o lago Okanagan, o Lago Kootenay e o Lago Shuswap. A Colúmbia Britânica tem também a montanha mais alta das Montanhas Rochosas canadenses: o Mount Robson com 3.954 metros. Muitos são os vulcões, incluindo: o Monte Silverthrone com 2.865 metros, o Monte Meager com 2.680 metros, o Monte Garibaldi com 2.678 metros e o Monte Edziza com 2.787 metros.

O QUE VISITAR EM BRITISH COLUMBIA (COLÚMBIA BRITÂNICA): ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Localizada entre as Montanhas Rochosas e o Oceano Pacífico a Colúmbia Britânica é famosa por suas belas paisagens naturais, compostas de montanhas, rios, cachoeiras, geleiras, fiordes, lagos e ilhas. Para aqueles, que visitam a Colúmbia Britânica, as belezas naturais são a razão principal para uma viagem. Fora da cidade de Vancouver a nutureza manifesta-se em cenários espetaculares como ao longo do Howe Sound, ao longo da estrada para Squamish e na estância de esqui de Whistler.

A Colúmbia Britânica tem três locais incluídos no Patrimônio Mundial da UNESCO: SGang Gwaay (Anthony Island), uma pequena ilha no arquipélago da Rainha Carlota, onde existem os restos do pequeno vilarejo indiano de Ninstints, testemunho da cultura dos índios Haida, o complexo das geleiras na fronteira entre o Canadá e o Alaska, Kluane/Wrangel-St. Elias/Glacier Bay/Tatshenshini-Alsek, do qual o Tatshenshini faz parte da Colúmbia Britânica, e os Parques das Montanhas Rochosas canadenses (Canadian Rocky Mountain Parks), incluindo os Parques Nacionais de Kootenay e Yoho e os Parques Provinciais do Monte Robson, do Monte Assiniboine e do Hamber.

A Colúmbia Britânica tem um bom clima. A sua região costeira é a mais ensolarada no Canadá com temperaturas moderadas ao longo do ano. Na parte interna do sul o verão é quente e ensolarado, enquanto os invernos são frios. A região interior norte tem pouca chuva, temperaturas mais baixas e queda de neve moderada durante o inverno.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 944.735 km²
  • População: 4.419.974 (censo de 2009)
  • Capital: Victoria
  • Fuso horário: UTC-7 e UTC-8

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: