Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / Meteor Crater: a cratera de impacto do Arizona
Meteor Crater, Arizona, Estados Unidos. Author National Map Seamless Serve NASA Earth Observatory. No Copyright
Meteor Crater, Arizona, Estados Unidos. Author National Map Seamless Serve NASA Earth Observatory

Meteor Crater: a cratera de impacto do Arizona

O Arizona Meteor Crater (Meteor Crater) é um buraco gigantesco no meio da planície árida de arenito do deserto do Arizona. A cratera, formada por um impacto dum meteorito, está localizada perto da cidade de Winslow. A cratera, que tem um diâmetro de 1.250 metros com uma profundidade de 173 metros, possui uma circunferência de 5 km.

Esta cratera foi formada há 50.000 anos, quando um enorme meteorito de ferro-níquel com um peso de milhões de toneladas e 25-30 metros de diâmetro bateu na rocha sólida da planície do Arizona a uma velocidade de 70.000 km/hora.

O impacto do meteorito gerou uma força maior do que qualquer explosão nuclear causada pelo homem. A tremenda força gerada causou a destruição de todas as formas de vida e de cada árvore nos arredores dalguns quilómetros do ponto de impacto.

A cratera foi observada pela primeira vez por homens brancos em 1871, mas naquela época acreditava-se, que era a cratera dum vulcão extinto. Em 1890 fragmentos de meteoritos de ferro-níquel foram encontrados nas planícies ao redor, o que levou alguns cientistas a supor, que a cratera foi formada por um meteorito gigante. Em 1902 Daniel Barringer Moreau, um engenheiro de minas, acreditou, que a cratera foi criada por um meteorito vindo do espaço. Ele comprou o terreno, onde fica a cratera e criou uma empresa para explorar a cratera na esperança de encontrar os restos do meteorito.

Meteor Crater, Arizona, Estados Unidos. Autor Stan Shebs Licensed under the Creative Commons Attribution

Meteor Crater, Arizona, Estados Unidos. Autor Stan Sheb

Barringer nunca encontrou os restos do meteorito e os cientistas acreditam agora, que a parte principal do meteorito de 80 por cento foi vaporizada no impacto e 5 por cento foram espalhados na área circundante. 10 por cento permanecem debaixo da borda sul da cratera e os restantes cinco por cento foram destruídos por atrito na atmosfera antes do impacto.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Meteor Crater está localizado 40 quilómetros (40 minutos com o carro) a leste de Flagstaff, que é o melhor lugar de pernoita para visitar a cratera.

Horário: Cada dia das 8.00 às 17.00 horas (19.00 no verão), mas fechado o Natal. No Dia de Acção de Graças (Thanksgiving Day, a quarta quinta-feira de novembro) aberto das 8.00 às 13.00.

Ingressos: A entrada é de US$ 16.00 por pessoa. Crianças e jovens de 6 a 17 anos pagam $ 8,00. Os menores de 5 anos não pagam.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: