Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / Meteor Crater: a cratera de impacto do Arizona

Meteor Crater: a cratera de impacto do Arizona

O Arizona Meteor Crater (Meteor Crater) é um buraco gigantesco no meio da planície árida de arenito do deserto do Arizona. A cratera, formada por um impacto dum meteorito, está localizada perto da cidade de Winslow. A cratera, que tem um diâmetro de 1.250 metros com uma profundidade de 173 metros, possui uma circunferência de 5 km.

Esta cratera foi formada há 50.000 anos, quando um enorme meteorito de ferro-níquel com um peso de milhões de toneladas e 25-30 metros de diâmetro bateu na rocha sólida da planície do Arizona a uma velocidade de 70.000 km/hora.

O impacto do meteorito gerou uma força maior do que qualquer explosão nuclear causada pelo homem. A tremenda força gerada causou a destruição de todas as formas de vida e de cada árvore nos arredores dalguns quilómetros do ponto de impacto.

A cratera foi observada pela primeira vez por homens brancos em 1871, mas naquela época acreditava-se, que era a cratera dum vulcão extinto. Em 1890 fragmentos de meteoritos de ferro-níquel foram encontrados nas planícies ao redor, o que levou alguns cientistas a supor, que a cratera foi formada por um meteorito gigante. Em 1902 Daniel Barringer Moreau, um engenheiro de minas, acreditou, que a cratera foi criada por um meteorito vindo do espaço. Ele comprou o terreno, onde fica a cratera e criou uma empresa para explorar a cratera na esperança de encontrar os restos do meteorito.

Barringer nunca encontrou os restos do meteorito e os cientistas acreditam agora, que a parte principal do meteorito de 80 por cento foi vaporizada no impacto e 5 por cento foram espalhados na área circundante. 10 por cento permanecem debaixo da borda sul da cratera e os restantes cinco por cento foram destruídos por atrito na atmosfera antes do impacto.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Meteor Crater está localizado 40 quilómetros (40 minutos com o carro) a leste de Flagstaff, que é o melhor lugar de pernoita para visitar a cratera.

Horário: Cada dia das 8.00 às 17.00 horas (19.00 no verão), mas fechado o Natal. No Dia de Acção de Graças (Thanksgiving Day, a quarta quinta-feira de novembro) aberto das 8.00 às 13.00.

Ingressos: A entrada é de US$ 16.00 por pessoa. Crianças e jovens de 6 a 17 anos pagam $ 8,00. Os menores de 5 anos não pagam.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com