Home / Europa / Noruega / O Fiorde de Geiranger: um dos mais belos fiordes da Noruega

O Fiorde de Geiranger: um dos mais belos fiordes da Noruega

O Fiorde de Geiranger (Geirangerfjord) é um dos mais belos fiordes da Noruega. Este fiorde está localizado na parte norte da área que é comumente chamada Noruega dos fiordes na região de Møre e Romsdal. O Fiorde de Geiranger é um ramo do Sunnylvsfjorden, que por sua vez é um dos ramos finais do longo Storfjorden, perto da boca do qual está localizada a vila de Ålesund.

O Fiorde de Geiranger, um dos lugares mais visitados da Noruega, é um fiorde pequeno, mede apenas 15 km de comprimento e tem uma profundidade máxima de 233 metros, mas é de grande beleza cênica. Devido a isso o fiorde Geiranger é um dos dois fiordes noruegueses (o outro é o Nærøyfjord), que a UNESCO incluiu na lista do Património da Humanidade.

Cachoeira Friaren (Friarfossen), Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Cachoeira Friaren (Friarfossen), Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Entre as excursões a não perder, que só valem uma viagem à Noruega, é aquela, que leva pelo ferry de Hellesylt para Geiranger. A travessia leva 65 minutos e permite a visita do Fiorde de Geiranger. Suba na balsa em Hellesylt, uma pequena vila no final do Sunnylvsfjorden e a partir daqui depois de alguns minutos de navegação o ferry entra no Fiorde de Geiranger, onde há penhascos íngremes, a partir dos quais caem diretamente na água do fiorde algumas cachoeiras espetaculares com nomes de conto de fadas.

Pode admirar o “véu da noiva” (Brudesløret), uma cachoeira formada por múltiplos saltos para um total de 300 metros de altitude e as “Sete Irmãs” (De Syv Søstrene), que caem para 410 metros e os ‘”Pretender Eterno “, ou seja o Friaren (Friarfossen), que executa um salto de 275 metros. Não cansa-se de admirar a paisagem dramática de montanhas – encontrando aqui e ali pequenos agricultores – e de água, que cobre o fiorde e queda precipitadamente a partir das montanhas escarpadas. No fim do fiorde fica a aldeia de Geiranger.

Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

PARA VER AO REDOR:

  • Dalsnibba, um maravilhoso ponto de vista a quase 1.500 metros acima do fiorde Geiranger.
  • Jostedalsbreen National Park (Parque Nacional Jostedalsbreen), onde fica o glaciar Briksdalsbreen, que é um ramo do maior glaciar da Europa continental, o Jostedalsbreen.
  • A cidade de Stryn no Nordfjord perto do lago Oppstrynsvatn (Strynevatnet).
  • O lago Hornindalsvatnet, que é o lago mais profundo da Europa (514 metros).
  • A vila de Ålesund, reconstruída no início do século XX no “Art Nouveau”.
  • A estrada entre Geiranger e Åndalsnes: Siga pela estrada das Águias (Ørnevegen) entre Geiranger e Eidsdal e depois a famosa estrada dos Troll (Trollstigen) entre Åndalsnes e Valldal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: