Home / Ásia / Indonésia / Lombok: praias, vulcões e tradições

Lombok: praias, vulcões e tradições

A ilha de Lombok situa-se entre as ilhas de Bali e Sumbabwa e faz parte das Pequenas Ilhas da Sonda. A maior cidade da ilha é Mataram, que está localizada na sua parte ocidental da ilha.

Lombok é atravessada por duas cadeias de montanhas paralelas: A cadeia do sul é constituída por rochas calcárias, enquanto que a cadeia do norte é formada a partir de sistemas vulcânicos incluindo o majestoso Monte Rinjani. A parte sul da ilha é por causa de sua natureza calcária mais pobre em água, enquanto que a região norte, sendo rica em solo vulcânico, é muito fértil.

A ilha é dominada pelo cone vulcânico do Monte Rinjani (Gunung Rinjani), que sobe para 3.726 metros. Este enorme vulcão é a terceira montanha mais alta da Indonésia. Sua erupção mais recente foi em maio de 2010. Dentro do vulcão encontra-se um lago vulcânico. Ambos – o vulcão e o lago – fazem parte do Parque Nacional, criado em 1997.

Lombok tem muito em comum com a ilha vizinha de Bali, mas é menos conhecida e menos visitada por turistas estrangeiros. A ilha tem uma área total de 4.725 km² e tinha uma população de 3.166.000 em 2010 – sobretudo Sasak (85%) e Bali (14%). A ilha produz milho, café, tabaco, arroz e algodão.

O turismo está tornando-se uma fonte importante de renda graças à beleza das praias. A praia mais bonita da ilha é a de Kuta-Tanjung Aan ao longo da costa sul da ilha, mas a ilha é também conhecida pela beleza natural do Monte Rinjani e pelas Ilhas Gili nas proximidades. —–

COMO CHEGAR A LOMBOK

A ilha de Lombok é servida pelo novo Aeroporto Internacional de Lombok (LOP), que está localizado nas planícies do centro-sul da ilha. O aeroporto está ligado com voos frequentes para a ilha de Bali e outras ilhas da Indonésia. Existem também alguns voos para a Malásia e Singapura.

A ilha é conectada por balsas rápidas com Bali e Sumbawa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com