Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ilhas da Sociedade: o protótipo das ilhas dos Mares do Sul

Ilhas da Sociedade: o protótipo das ilhas dos Mares do Sul

O arquipélago das Ilhas da Sociedade é o mais importante em termos de economia e população da Polinésia Francesa. É dividido nas Ilhas de Barlavento (Îles du Vent) e nas Ilhas de Sotavento (Îles Sous-le-Vent). Encontram-se numa latitude entre 15° e 18° ao sul do equador e entre 155° e 147° de longitude oeste.

As ilhas, que formam o Arquipélago das Ilhas da Sociedade são na sua maioria de origem vulcânica com altas montanhas como na ilha de Taiti, onde o pico mais alto é o Monte Orohena, que atinge 2.241 metros de altura. No arquipélago há também alguns pequenos atóis. O arquipélago das Ilhas da Sociedade é o mais turístico da Polinésia Francesa. Aqui encontram-se as famosas ilhas montanhosas de Taiti, Bora Bora e Moorea, conhecidas desde as viagens de Cook como as ilhas dos Mares do Sul, sendo hoje os mais importantes destinos turísticos da Polinésia Francesa.

Fazem parte do arquipélago das Ilhas de Barlavento as ilhas de Taiti com 1045 km² e 178.133 habitantes. A maior e mais importante ilha de toda a Polinésia Francesa é Taiti, onde fica a capital Papeete. A menos de 20 km ao noroeste de Taiti fica a ilha de Moorea com 134 km² e 16.191 habitantes. Mais três ilhas fazem parte das Ilhas de Barlavento: As ilhas de Mehetia com 2,3 km², mas desabitada, Maiao com 9 km² e 299 habitantes e o atol de Tetiaroa com 6 km² e 3 habitantes.

As Ilhas de Sotavento estão localizadas ao noroeste de Taiti e são formadas da ilha de Raiatea com 170 km² e 12.024 habitantes, que compartilha a mesma lagoa com a ilha vizinha de Tahaa com 88 km² e 5.003 habitantes e das ilhas de Huahine com 74 km² e 5.999 habitantes, Bora Bora com 29 km² e 8.927 habitantes, Maupiti com 11 km² e 1.231 habitantes e os atóis de Tupai com 11 km², mas desabitada, Manuae com 3,5 km² e 15 habitantes, Maupihaa ou Mopelia com 2,6 km² e 15 habitantes e Motu One ou Bellinghausen com 3 km², mas desabitada.

Do ponto de vista do turismo as Ilhas da Sociedade são o principal destino para quem visita a Polinésia Francesa. Aqui é a famosa ilha de Bora Bora, a jóia da Polinésia. Entre as ilhas ao lado de Taiti, um lugar de trânsito obrigado para aqueles, que chegam à Polinésia Francesa, as de Bora Bora, Moorea, Huahine, Raiatea e Tahaa são os destinos mais populares. Uma Polinésia menos turística pode ser encontrada na pequena ilha de Maupiti, a mais distante de Taiti, e considerada uma miniatura de Bora Bora, mas sem os hotéis de cinco estrelas, que caracterizam Bora Bora. O pequeno atol de Tetiaroa, que possuía o ator estadounidense Marlon Brando, é agora o hotel de luxo fabuloso “The Brando“.

  • Tamanho: 1.593 km²
  • População: 227.807 habitantes

Nota: Os dados dos habitantes referem-se ao Censo de 2007.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com