Home / América do Norte / Estados Unidos / Alasca / O Alasca: a última fronteira com montanhas, rios e geleiras

O Alasca: a última fronteira com montanhas, rios e geleiras

O Alaska (The Last Frontier) é o maior dos Estados, que formam os Estados Unidos da América e é também um das menos povoados. Isolado do resto da Federação, Alaska está localizado na parte noroeste do continente americano e é limitado ao sul-leste pelo Canadá com o território de Yukon e a província de Colúmbia Britânica, enquanto que dos outros lados é cercado pelo mar. Ao norte encontra-se o Oceano Ártico, o mar de Bering para o oeste e para o sul o Oceano Pacífico.

O Estreito de Bering, que em seu ponto mais estreito tem uma largura de 92 km, separa o Alasca da Sibéria na Ásia. Também pertencem ao Alasca algumas ilhas do Mar de Bering como as ilhas Nunivak e St. Lawrence e a maioria das ilhas do arquipélago das Aleutas, um grupo de 70 ilhas vulcânicas, que estendem-se por 2.000 km ao sul-oeste da península do Alasca.

O Alaska tem uma costa particularmente acidentada, pontilhada com inúmeras enseadas e ilhas, com fiordes e geleiras. Há muitos vulcões, tantos nas ilhas que no interior. As montanhas vêm muitas vezes para o mar e alcançam as elevações mais altas da América do Norte.

O sudeste do Alasca, conhecido como o Panhandle, é formado por uma longa e estreita faixa de terra, encravada entre o Oceano Pacífico e o Canadá, uma terra de altas montanhas, ilhas, fiordes e geleiras. Aqui fica a capital do Estado, Juneau. Há várias cidades históricas como Sitka e Ketchikan.

As montanhas da costa (Coast Mountains) e as Saint Elias Mountains marcam a fronteira com o Canadá. No extremo norte o Mount Saint Elias com 5.489 metros é o pico mais alto da serra no território dos Estados Unidos, enquanto o pico mais alto da serra, o Monte Logan com 5.959 m, pertence inteiramente ao Canadá.

O Alaska Range, que estende-se como um arco para 650 km ao norte da costa sul do Alasca, abriga a montanha mais alta da América do Norte, o Monte McKinley/Denali com 6.194 m.

Ao sul das montanhas ao longo da costa é a maior cidade do Alasca, Anchorage. Para o norte do Alaska Range fica a cidade de Fairbanks e o vale do rio Yukon, o maior rio do Alasca.

Para o norte além do vale do Yukon encontra-se a cordilheira do Brooks Range, que excede em muitos lugares 2.000 metros de altura e estende-se de leste a oeste por mais de 1.100 km. A maior montanha da cadeia do Brooks Range é o Monte Chamberlin com 2.749 metros.  No extremo norte do Alasca fica uma grande área plana, o Alaska North Slope, caracterizado pela vegetação típica da tundra. Aqui ao longo da costa fica Barrow, a cidade mais setentrional dos Estados Unidos.

Explorado pelos russos desde o final do século XVIII, Alaska era um território russo até 1867, quando toda a área foi comprada pelos Estados Unidos da América do Império Russo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.717.854 km², o maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 722.718 (dado de 2011): europeus 66.7%, ameríndios 19.1%, asiáticos 7.1%, africanos 4.7%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 5.5% (dados de 2010)
  • Capital estadual: Juneau
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 87,01% da população. O Aleut-Eskimo é falado como primeira língua por 4,63% da população e o espanhol é falado por 2.54% da população (dados de 2005).
  • Religião: cristãos 69%: evangélicos 26%, protestantes 19%, católicos romanos 14%, mórmons 4%, ortodoxos 3% e muçulmanos 1%
  • Fuso horário: UTC-9, verão UTC-8; as Ilhas Aleutas a oeste de 169° 30′ UTC-10, verão UTC-9

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com