Home / América do Norte / Estados Unidos / Alasca / O Alasca: a última fronteira com montanhas, rios e geleiras
Cape Promontory, Unimak Island, Aleutian Islands, Alasca, Estados Unidos. Author U.S Fish and Wildlife Service. No Copyright
Cape Promontory, Unimak Island, Aleutian Islands, Alasca, Estados Unidos. Author U.S Fish and Wildlife Service

O Alasca: a última fronteira com montanhas, rios e geleiras

O Alaska (The Last Frontier) é o maior dos Estados, que formam os Estados Unidos da América e é também um das menos povoados. Isolado do resto da Federação, Alaska está localizado na parte noroeste do continente americano e é limitado ao sul-leste pelo Canadá com o território de Yukon e a província de Colúmbia Britânica, enquanto que dos outros lados é cercado pelo mar. Ao norte encontra-se o Oceano Ártico, o mar de Bering para o oeste e para o sul o Oceano Pacífico.

O Estreito de Bering, que em seu ponto mais estreito tem uma largura de 92 km, separa o Alasca da Sibéria na Ásia. Também pertencem ao Alasca algumas ilhas do Mar de Bering como as ilhas Nunivak e St. Lawrence e a maioria das ilhas do arquipélago das Aleutas, um grupo de 70 ilhas vulcânicas, que estendem-se por 2.000 km ao sul-oeste da península do Alasca.

O Alaska tem uma costa particularmente acidentada, pontilhada com inúmeras enseadas e ilhas, com fiordes e geleiras. Há muitos vulcões, tantos nas ilhas que no interior. As montanhas vêm muitas vezes para o mar e alcançam as elevações mais altas da América do Norte.

O sudeste do Alasca, conhecido como o Panhandle, é formado por uma longa e estreita faixa de terra, encravada entre o Oceano Pacífico e o Canadá, uma terra de altas montanhas, ilhas, fiordes e geleiras. Aqui fica a capital do Estado, Juneau. Há várias cidades históricas como Sitka e Ketchikan.

As montanhas da costa (Coast Mountains) e as Saint Elias Mountains marcam a fronteira com o Canadá. No extremo norte o Mount Saint Elias com 5.489 metros é o pico mais alto da serra no território dos Estados Unidos, enquanto o pico mais alto da serra, o Monte Logan com 5.959 m, pertence inteiramente ao Canadá.

O Alaska Range, que estende-se como um arco para 650 km ao norte da costa sul do Alasca, abriga a montanha mais alta da América do Norte, o Monte McKinley/Denali com 6.194 m.

Mapa do Alasca. Author National Atlas of the United States. No Copyright

Mapa do Alasca. Author National Atlas of the United States

Ao sul das montanhas ao longo da costa é a maior cidade do Alasca, Anchorage. Para o norte do Alaska Range fica a cidade de Fairbanks e o vale do rio Yukon, o maior rio do Alasca.

Para o norte além do vale do Yukon encontra-se a cordilheira do Brooks Range, que excede em muitos lugares 2.000 metros de altura e estende-se de leste a oeste por mais de 1.100 km. A maior montanha da cadeia do Brooks Range é o Monte Chamberlin com 2.749 metros.  No extremo norte do Alasca fica uma grande área plana, o Alaska North Slope, caracterizado pela vegetação típica da tundra. Aqui ao longo da costa fica Barrow, a cidade mais setentrional dos Estados Unidos.

Explorado pelos russos desde o final do século XVIII, Alaska era um território russo até 1867, quando toda a área foi comprada pelos Estados Unidos da América do Império Russo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.717.854 km², o maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 722.718 (dado de 2011): europeus 66.7%, ameríndios 19.1%, asiáticos 7.1%, africanos 4.7%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 5.5% (dados de 2010)
  • Capital estadual: Juneau
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 87,01% da população. O Aleut-Eskimo é falado como primeira língua por 4,63% da população e o espanhol é falado por 2.54% da população (dados de 2005).
  • Religião: cristãos 69%: evangélicos 26%, protestantes 19%, católicos romanos 14%, mórmons 4%, ortodoxos 3% e muçulmanos 1%
  • Fuso horário: UTC-9, verão UTC-8; as Ilhas Aleutas a oeste de 169° 30′ UTC-10, verão UTC-9
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem