Home / Ásia / Catar / Catar: um emirato rico em petróleo e gás natural

Catar: um emirato rico em petróleo e gás natural

O Catar ou Qatar (Dawlat al-Qatar) é um emirato da península arábica, que ocupa toda a península do Catar no Golfo Pérsico. O país faz fronteira ao sul com a Arábia Saudita e os Emiratos Árabes Unidos e tem a cidade de Doha como capital, localizada ao longo da costa leste. O país tornou-se um protetorado britânico em 1916 e permaneceu sob a esfera de influência britânica até 1971, quando o Catar tornou-se um Estado independente.

O território do Catar consiste duma planície deserta de areia e rochas. O ponto mais alto do país é Qurayn Abu al Bawl com 103 metros. O território do país ocupa completamente a península do mesmo nome, que estende-se do sul ao norte na parte sul-ocidental do Golfo Pérsico. Para o oeste um braço estreito de mar separa a península do Catar das ilhas de Barém. Ao longo da costa existem recifes, enquanto no interior – quase completamente deserto – encontram-se alguns pequenos oásis.

A economia do Catar é baseada na exploração do petróleo e do gás natural. A indústria (refinaria, pólo petroquímico, siderurgia, cimento) é importante. Outras atividades são a pesca (peixe seco, ostras), a pecuária (ovelhas, cabras, camelos, gado) e a horticultura (frutas, legumes).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 11.437 km²: Área arável 1%, prados e pastagens 5%, florestas e arbustos 0%, terra inculta e improdutiva 94%
  • População: 841.000 (dados de 2007), incluindo 500 mil estrangeiros
  • Capital: Doha
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: confissão muçulmana 100% (sunitas 90%, chiítas 10%), excluindo os imigrantes (500.000 pessoas)
  • Moeda: Riyal (QAR)
  • Fuso horário: UTC+3 horas.