Home / Oceania / Fiji / Fiji: paraíso de ilhas tropicais
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Fiji: paraíso de ilhas tropicais

As Ilhas Fiji (Republic of Fiji, Matanitu Ko Viti) são um arquipélago localizado no sul do Oceano Pacífico entre 16° e 20°30′ de latitude sul e de 177° de longitude leste e 177°30′ de longitude oeste. Ficam a leste das ilhas Vanuatu, a oeste de Tonga e a sul das ilhas de Tuvalu e as ilhas Wallis e Futuna.

O arquipélago é composto por mais de 300 ilhas. A maioria é de origem vulcânica. As duas maiores ilhas, que por si só representam mais de 87% da área do país, são Viti Levu com 10.497 km² e Vanua Levu com 5.534 km². As outras ilhas importantes são Taveuni com 652 km², Kandavu com 321 km², Koro e Rotuma.

Existem numerosos arquipélagos como as das ilhas Yasawa, Mamanuca, Lau e Moala. A capital e principal cidade do país é Suva na ilha de Viti Levu. A montanha mais alta é o Monte Tomaniivi na ilha de Viti Levu, que atinge uma altura de 1.324 metros. Existem muitos vulcões como o Monte Uluigalau, que com 1.241 metros é a segunda montanha mais alta do arquipélago e o Des Voeux Peak com 1.195 metros de altura, ambos na ilha de Taveuni.

Os principais recursos económicos para o povo de Fiji são aqueles que vêm da agricultura, baseada principalmente na produção de cana de açúcar. São produzidos também bananas, coco, arroz, mandioca e batatas doces. Outros recursos são madeira, a pesca e a mineração de manganês, ouro e prata.

Graças ao clima e belas paisagens no arquipélago e a existência dum grande aeroporto internacional em Nadi o turismo torna-se cada vez mais importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 18.272 km²: terras aráveis 16%, prados e pastagens 9%. florestas e arbustos 65%, terras incultas e improdutivas 10%
  • População: 853.400 (situação em 2006): fijianos 54,3%, indianos 38,1%, europeus 1,2%
  • Capital: Suva (na ilha de Viti Levu).
  • Línguas: inglês, fijiano e hindi.
  • Religião: Cristãos 58%: metodistas 36,2%, católicos 8,9%, Igreja Pentecostal 4%, adventistas 2,9%; hindus 33,7%, muçulmanos 7%.
  • Moeda: Dólar Fijiano (FJD).
  • Fuso horário: UTC+12.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com