Home / Oceania / Fiji / Yasawa: A maior ilha do arquipélago homônimo
Monte Tamasua, Nabukeru, Yasawa, Fiji. Autor e copyright Marco Ramerini.
Monte Tamasua, Nabukeru, Yasawa, Fiji. Autor e copyright Marco Ramerini.

Yasawa: A maior ilha do arquipélago homônimo

No extremo norte das ilhas Yasawa encontra-se a maior ilha do arquipélago: A ilha de Yasawa. A ilha é longa e estreita, estendendo-se em direção sudoeste/nordeste por 23 quilómetros, enquanto é larga entre 500 metros e 3 quilómetros. A ilha é, como a maioria das ilhas dos outros arquipélagos, de origem vulcânica e é formada por colinas baixas, que raramente excedem 100 metros. Somente no extremo sul da ilha existem algumas colinas, que excedem 200 metros de altitude. A ilha é atravessada por uma densa rede de caminhos, aqui como em todas as outras ilhas Yasawa não há nem estradas, nem carros.

A ilha de Yasawa tem 5 aldeias, todas localizadas ao longo da costa leste com exceção da aldeia de Yasawa-i-Rara, que está localizada no extremo norte da costa oeste numa bela baía, caracterizada por uma praia espetacular. As aldeias de Bukama e Teci ficam ao longo da costa leste no meio da ilha. Na aldeia de Bukama encontra-se a escola primária, que serve as aldeias do norte da ilha. No extremo sul com vista para a grande baía de Buasali, que enfrenta as ilhas de Nacula e Sawa-i-Lau, encontram-se as aldeias de Nabukeru e Tamusua. Na aldeia de Nabukeru há a escola primária, que serve as aldeias de Nabukeru e Tamusua.

Yasawa Island Resort, Yasawa, Fiji

Yasawa Island Resort, Yasawa, Fiji

A ilha de Yasawa é a mais remota e a mais difícil de alcançar de todas ilhas do arquipélago. A ilha tem longas e lindas praias de areia branca e um recife de coral intacto. Na ilha há uma estância de férias unica: O luxuoso Yasawa Island Resort and Spa, localizada numa idílica praia de areia branca quase no meio da costa oeste. Esta estrutura só pode ser alcançada por avião. Na ilha existe uma pista de aterrissagem de terra. O catamarã rápido Yawasa Flyer não chega à ilha de Yasawa.

A parte sul da ilha pode ser alcançada e visitada se participa dum cruzeiro com o Captain Cook Cruises. Neste caso pode visitar a aldeia de Nabukeru e a escola primária da ilha. Pode também escalar o Monte Tamasua com 232 metros de altura, uma das mais altas colinas da ilha para admirar o nascer do sol da cimeira e fazer uma rodada de snorkeling nas águas ao redor da ilha de Yarawa, uma pequena ilha localizada entre as aldeias de Nabukeru e Tamusua.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: