Home / Oceania / Fiji / A ilha de Kuata: Estranhas formações rochosas e snorkeling com tubarões
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A ilha de Kuata: Estranhas formações rochosas e snorkeling com tubarões

A ilha mais ao sul das ilhas Yasawa e a primeira ilha, que enfrenta vindo de Port Denarau, é a pequena ilha de Kuata. A ilha está localizada a 50 km a noroeste de Port Denarau sobre a ilha de Viti Levu. A ilha de Kuata caracteriza-se pela presença de estranhas formações rochosas e cavernas, cuja aparência é semelhante ao queijo gruyere (gruyère).

Na ilha há uma só acomodação: O Barefoot Kuata Island. A estância de férias está localizada no extremo norte da ilha ao longo duma bela praia de areia de coral e possui a ilha de Wayasewa em frente dela. Esta estância trabalha principalmente com pessoal vindo da vizinha ilha de Wayasewa. O Barefoot Kuata Island é uma ótima propriedade, que oferece uma ampla gama de acomodações para cada orçamento. Existem dormitórios com beliches de estilo hostel, os clássicos bures fijianos para duas pessoas e as espectaculares tendas de estilo “safari africano”, posicionadas no frente ao mar. A presença deste tipo de tendas, que normalmente são encontradas em estâncias de safari africanas, é explicada pelo fato de que a senhora, que dirige o Barefoot Kuata Island, é nativa do Zimbábue.

A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Na ilha há vários caminhos, que pode fazer. O mais “desafiante” é o que em 30 minutos (2,5 km ida e volta) permite escalar a montanha mais alta da ilha. O itinerário serpentea ao longo dum excelente caminho, bem conservado e limpo. A parte da subida não é muito íngreme e o trecho relativamente mais difícil é a primeira parte. Em seguida a trilha passa ao lado das grandes pedras, que dominam a ilha, e finalmente eleva-se gradualmente para o topo da montanha, que domina a ilha. Do topo tem belas vistas do sul das ilhas Yasawa e Mamanuca. Outras trilhas permitem a visita das cavernas e da costa oeste da ilha.

Amanhecer, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Amanhecer, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Kuata é famosa pelo snorkeling com tubarões e pelo mergulho com tubarões. O snorkeling com tubarões ocorre num recife de coral localizado a 5 km (20 minutos de navegação) a sudeste da ilha na direção da ilha de Vomo. Esse tipo de experiência é adequado para todos, incluindo crianças. Terá a oportunidade de nadar com tubarões doces de recife: Tubarões de recife de pontas negras e brancas, uma experiência que vai lembrar para a vida inteira.

A ilha pode ser alcançada a partir de Port Denarau através do catamarã rápido Yasawa Flyer, que pára duas vezes por dia: Uma paragem de manhã e uma à tarde fora da ilha. O tempo necessário para o cruzamento de Port Denarau à ilha de Kuata é de 2 horas. Se está com pressa há serviços de hidroavião, que em poucos minutos atravessam o braço do mar, que separa Kuata de Viti Levu.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com