Home / Europa / França / Castelos do Vale do Loire: os castelos dos reis da França e da aristocracia

Castelos do Vale do Loire: os castelos dos reis da França e da aristocracia

Localizada a duas horas de carro de Paris, o Vale do Loire, a região mais histórica de toda a França, tem uma paisagem cultural de grande beleza, que contém cidades ricas em história (Blois, Chinon, Orléans, Saumur e Tours) e acima de tudo grandes monumentos arquitetônicos como os seus famosos castelos (châteaux).

No que diz respeito à agricultura o Vale do Loire é uma das regiões vinícolas mais famosas e bem conhecidas da França. Nesta área são produzidos famosos e preciosos vinhos brancos. Para a sua produção são utilizadas as uvas Sauvignon Blanc e Chenin Blanc.

Em 2000 a UNESCO declarou o Vale do Loire património mundial da humanidade.

Os castelos do Loire foram construídos a partir do século X até o século XVIII pelos reis da França e pela aristocracia francesa como as suas casas de verão. Eles são um dos mais famosos testemunhos do renascimento francês. A maior parte deles foi construída nos séculos XV e XVI. Foram o auge dos castelos do Loire. Muitos castelos podem ser visitados. Todos são residências duma obra magnífica e de grande beleza arquitetônica, caracterizadas por uma grande riqueza de decorações artísticas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NO VALE DO LOIRE

A área do Vale do Loire tem mais de 300 castelos. A maioria dos castelos está localizada ao longo do curso do rio Loire: Castelo de Briare, Castelo de Saint-Brisson, Castelo de Gien, Castelo de Sully-sur-Loire, Castelo de Chateauneuf-sur Loire, Castelo de Ardon, Castelo de Meung-sur-Loire, Castelo de Ménars, Castelo de Talcy, Castelo de Chambord, Castelo de Blois, Castelo de Villesavin, Castelo de Cheverny, Castelo de Beauregard, Castelo de Chaumont, Castelo de Amboise, Castelo de la Bourdaisière, Castelo de Clos-Lucé, Castelo de Langeais, Castelo de Gizeux, Castelo des Réaux, Castelo de Montsoreau, Castelo de Montreuil-Bellay, Castelo de Saumur, Castelo de Boumois, Castelo de Brissac, Castelo de Montgeoffroy, Castelo de Angers, Castelo de Serrant, Castelo de Plessis-Bourré. Mais castelos estão encontrados ao longo do rio Loir: Castelo de Châteaudun, Castelo de Montigny, Castelo de Vendôme, Castelo de Lavardin, Castelo de Lude, Castelo de Baugé.

Mesmo o vale do rio Indre tem castelos belos: Castelo de Loches, Castelo de Azay-le-Rideau, Castelo de Saché, Castelo de Ussé. Ao longo do rio Cher são outros castelos belos: Castelo de Selles-sur-Cher, Castelo de Valençay, Castelo de Saint-Aignan, Castelo de Gué-Péan, Castelo de Montrichard, Castelo de Chissay, Castelo de Chenonceau, Castelo de Villandry. Ao longo do rio Vienne há: O Castelo du Rivau e o Castelo de Chinon. Outros castelos são ainda: O Castelo de Apremont, o Castelo de Azay-le-Ferron, o Castelo de Bouges, o Castelo de Craon, o Castelo de Oiron, o Castelo de Fougères-sur-Bièvre, e o Castelo de Montpoupon.

Em 2000 a UNESCO declarou o Vale do Loire património mundial da humanidade. O Vale do Loire é o sítio mais estendido francês, incluído na lista da UNESCO. Estende-se por 280 quilómetros entre Sully-sur-Loire e Maine nos departamentos de Indre-et-Loire, Loiret, Loire-et-Cher na região Centro e Maine-et-Loire na região Pays de la Loire. Um total de 159 municípios no Vale do Loire é incluído na lista da UNESCO.

Entre os castelos mais interessantes para visitar infelizmente encontram-se os mais lotados por turistas. Pode-se citar os castelos de Chambord, Cheverny, Chenonceaux, Azay-le-Rideau, Ussé, Valençay, Villandry, Langeais e Chaumont. Adeptos de interesses históricos e artísticos e admiradores de paisagens – as mais belas da região – recomendam uma visita à Abadia de Fontevraud, um complexo de edifícios monásticos com uma bela igreja românica.

O clima do Vale do Loire.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com