Home / Oceania / Austrália / Coral Bay, Cape Range e o Ningaloo Reef

Coral Bay, Cape Range e o Ningaloo Reef

NINGALOO REEF

O Ningaloo Reef é um recife longo, que estende-se por mais de 250 km ao longo da costa oeste da Austrália. O Ningaloo Reef ao contrário da famosa Grande Barreira de Corais situa-se perto da costa. Por vezes o recife está localizado a apenas 100 metros da costa. O Ningaloo Reef é uma área costeira popular para mergulhadores e nadadores usando tubo de respiração (snorkeling).

Todo o recife de coral de Ningaloo Reef faz parte do “Ningaloo Marine Park” e é o lar de 220 espécies de corais e de muitos peixes tropicais, incluindo tubarões, tubarões-baleia, tartarugas marinhas, raias e dugongos. Entre junho e novembro são visíveis ao largo da costa as baleias jubarte. O recife de coral de Ningaloo Reef é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Os assentamentos mais importantes, localizados ao longo da costa do Ningaloo Reef, são Coral Bay e Exmouth.

CORAL BAY

Coral Bay é uma pequena vila costeira da Austrália Ocidental, localizada ao norte do Trópico de Capricórnio, a 1.200 km ao norte de Perth. Coral Bay está localizada ao longo do famoso Ningaloo Reef, um recife, que estende-se ao longo da costa da Austrália Ocidental por 260 km.

Seu nome deriva-se do fato, que neste ponto o recife é muito perto da costa. Em Coral Bay o recife é facilmente acessível e ele está localizado a menos de 500 metros da costa e estende-se por 2 km da costa. Coral Bay está localizada dentro duma das mais belas áreas marinhas da Austrália Ocidental.

Aqui pode praticar o mergulho e o snorkeling nos recifes de corais. A vida marinha é facilmente observável usando a máscara e as nadadeiras ou com um barco com fundo de vidro. O Ningaloo Reef é famoso pela facilidade com a qual pode ver os tubarões-baleia inofensivos, as raias, os golfinhos, os dugongos e as baleias jubarte.

CAPE RANGE NATIONAL PARK

Cape Range National Park é um parque nacional localizado ao longo da costa da Austrália Ocidental entre Perth e Broome. O parque inclui a parte ocidental da península do Cabo Noroeste (North West Cape) em frente do Parque Marinho de Ningaloo (Ningaloo Marine Park) e é caracterizado pela sua diversidade de flora e fauna e pelos muitos fósseis. A entrada do parque está localizada a 40 km da vila de Exmouth.

O promontório do Cabo Noroeste é composto de calcário e sobe a uma altura de várias centenas de metros. O parque é um conjunto espetacular de belas praias de areia branca como a Turquoise Bay e a Sandy Bay, de falésias calcárias e de gargantas profundas.

Neste parque existem desfiladeiros e costões rochosos, que são entre os mais puros e belos da Austrália. A área é famosa por seus belos recifes de coral, por suas praias de areia branca, pelas águas cristalinas e pela paisagem acidentada. Há muitos lugares, onde pode observar os pássaros e os animais selvagens do parque.

YARDIE CREEK: Yardie Creek está localizado no extremo sul do parque a 90 km de Exmouth e consiste dum barranco perto da costa, onde as águas azuis refletem as falésias vermelhas. O desfiladeiro está cheio de pássaros e de colónias de petrogales (rock wallabies).

O clima da Ningaloo Reef e Coral Bay.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: