Home / Europa / França / Centro: a região dos castelos do Vale do Loire
Chateau de Chenonceaux, Vale do Loire, Centro, França. Author Guido Rading. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Chateau de Chenonceaux, Vale do Loire, Centro, França. Author Guido Rading

Centro: a região dos castelos do Vale do Loire

O Centro é a região da França, que está localizada no coração do país. Fica ao sul de Paris e é formado pelos quatro províncias históricas do Orléanais, Berry, Touraine e Anjou.

A região, cuja capital regional é a cidade de Orleans, está dividida em seis departamentos: Cher (18) com a localidade principal da cidade de Bourges; Eure-et-Loir (28) com a localidade principal da cidade de Chartres, Indre (36) com a localidade da cidade de Châteauroux; Indre-et-Loire (37) com a localidade principal da cidade de Tours; Loir-et-Cher (41) com a localidade principal da cidade de Blois e Loiret (45) com a localidade principal da cidade de Orléans.

A região é atravessada de leste a oeste pelo rio Loire e por seu famoso vale fértil é considerada do ponto de vista agrícola a primeira região de cereais da Europa.

 A região Centro é rica em castelos e alguns dos mais belos castelos do Vale do Loire ficam nesta área.

O território do país é constituído por planícies e planaltos com diferentes características geográficas: No departamento de Indre-e-Cher trata-se da área conhecida como Champagne berrichonne, formada por um planalto calcário, enquanto a sudeste em Indre é a área de Brenne, repleta de lagoas e a Touraine no sudoeste é dominada por planaltos de argila.

Região Centro. Da Wikipedia. Autore Rinaldum. Licenza Creative Commons Attribution-Share Alike

Região Centro. Da Wikipedia. Autore Rinaldum

No resto da região dominam os planaltos calcários, intercalados por algumas depressões de argila. A região é o lar de três parques regionais: O Parque de Brenne, o Parque Loire-Anjou-Touraine e o Parque de Perche. Nesta região encontra-se a maior floresta estatal da França: A floresta de Orléans, que estende-se por 35.000 hectares ao norte do rio Loire e da cidade de Orléans.

Entre as belezas artísticas pode-se mencionar os muitos castelos do Vale do Loire como Chambord, Chenonceau, Azay-le-Rideau, as famosas catedrais góticas e as cidades históricas de Chartres, Bourges, Orleans e Tours. Há três locais declarados como Património Mundial pela UNESCO: O Vale do Loire com seus castelos e as catedrais góticas de Chartres e Bourges.

Fazem parte do Património Mundial da UNESCO a rota de peregrinação a Santiago de Compostela na França (Chemins de Saint-Jacques-de-Compostelle en France) e dois locais ficando na região: A Igreja da Colegiada de Saint-Etienne (anteriormente Igreja da Colegiada de Saint-Jacques) em Neuvy-Saint-Sépulchre e a Catedral de Saint-Etienne em Bourges.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • CENTRO (CENTRE)
  • Área: 39.151 km²
  • População: 2.538.000 (censo de 2008)
  • Capital regional: Orléans

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem