Home / Europa / França / Gargantas do Ardèche: um desfiladeiro espetacular no centro da França

Gargantas do Ardèche: um desfiladeiro espetacular no centro da França

Na região de Ródano-Alpes (Rhône-Alpes) entre Orange e Montélimar a poucos quilómetros de Pont Saint-Esprit fica uma das maravilhas naturais da França: As Gargantas do Ardèche (Gorges de l’Ardèche). O Ardèche é um rio caudaloso, que flui numa paisagem natural intacta, interrompido por profundos desfiladeiros esculpidos ao longo de milhares de anos.

O curso do rio Ardèche tem uma paisagem natural impressionante. Entre as mais belas da Europa a área é conhecida por seu clima e as muitas oportunidades de fazer desporto ao ar livre, tais como canoagem, caminhadas e passeios de caiaque.

Ao longo dos últimos 110 milhões de anos o rio Ardèche tem esculpido um sulco profundo, que atravessa o planalto entre as aldeias de Vallon Pont d’Arc e Saint Martin d’Ardèche. O cenário é espetacular. Por mais de 35 km pode admirar as gargantas selvagens e profundas com paredes, que chegam a 300 metros de altura.

O Pont d’Arc é provavelmente o ponto mais fotografado de todo o desfiladeiro. Trata-se dum enorme arco natural de 60 metros de altura.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM GARGANTAS DO ARDÈCHE (GORGES DE L’ARDÈCHE)

Ao longo da estrada cênica de 50 km entre Saint-Martin d’Ardèche e Vallon-Pont d’Arc encontram-se muitos pontos de vista, a partir do qual pode admirar a bela paisagem dos desfiladeiros de Ardèche.

O mais belo trecho da estrada é chamado Haute Corniche, onde estão os pontos de vista da Coutelle, da Rouvière, da Maladrerie, dos Templiers e da Cathédrale.

A mais emocionante surpresa é no final do curso chegando ao Pont d’Arc, um arco natural de 60 metros de altura, sob o qual o rio corre. Aqui pode fazer uma viagem de canoa pelo desfiladeiro.

Indo mais longe pode chegar a outros lugares espetaculares como o Cirque de Gens e a vila medieval de Balazuc.

QUE VER AO REDOR: Le Pont du Diable em Thueyts (60 km de Vallon-Pont d’Arc), a vila medieval de Balazuc (10 km de Roums), o Cirque de Gens com os Défilés de Ruoms em Chauzon (4 km de Roums), as cavernas de Aven Orgnac, a Madeleine, a caverna de Combe d’Arc com pinturas do Paleolítico (Vallon-Pont d’Arc), a floresta rochosa especial em Païolive (30 km de Roums) e a rocha de Sampzon (Roums).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com