Home / Antártida / A Península Antártica: O Cabo Renard e o Canal Lemaire
Cape Renard e as Una Peaks, Lemaire Channel, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini
Cape Renard e as Una Peaks, Lemaire Channel, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

A Península Antártica: O Cabo Renard e o Canal Lemaire

O Canal Lemaire (Lemaire Channel) é considerado como um um dos lugares mais belos da Península Antártica. Para a beleza da sua paisagem, constituída por picos cobertos de neve, glaciares, icebergues e falésias, tornou-se um dos principais destinos turísticos da Antártida. O canal foi apelidado por alguns “Kodak Gap”, apenas por causa da sua beleza, o que o torna um paraíso para os amantes da fotografia. Aqui existem pequenas colónias de pinguins-gentoo (Gentoo penguin – Pygoscelis papua) e cormorões antárticos (Antarctic shag – Phalacrocorax bransfieldensis).

O canal, que tem um comprimento de 11 km, separa a Península Kiev na Península Antártica da ilha de Booth. Em seu ponto mais estreito o Canal Lemaire tem apenas uma largura de 1.600 metros. A profundidade do canal é mantida constante a 150 metros. A entrada norte do estreito é majestosamente dominada pelo Cabo Renard e os picos gêmeos dos Una Peaks, também conhecidos como as torres do Cabo Renard. O mais alto dos dois picos de rocha de basalto atinge 747 metros de altura.

Estes picos espetaculares dominam a paisagem ao longo da costa do canal com vista para a Península Antártica. Nesta parte do canal há também uma baía no final dum grande glaciar, o glaciar Hotine (Hotine Glacier). Do lado oposto da costa antárctica fica a ilha Booth, cuja morfologia é caracterizada por uma costa rochosa, que eleva-se até 980 metros no pico Wandel (Wandel Peak). A parte mais ao sul do Canal de Lemaire é muitas vezes bloqueada, mesmo durante o breve verão antártico, pela presença de enormes icebergues flutuantes.

Lemaire Channel, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Lemaire Channel, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Esta área da Antártida foi explorada pela primeira vez em 1873/1874 por uma expedição alemã. O Canal Lemaire foi atravessado pela primeira vez somente em dezembro de 1898 pelo navio “Bélgica” da Expedição Antártica Belga, liderada por Adrien de Gerlache. O canal foi nomeado em honra de Charles Lemaire (1863-1925), um explorador belga do Congo, uma antiga colónia belga no centro da África. O Cabo Renard, localizado ao sul da grande Flandres Bay, é habitualmente conhecido como o lugar, que separa a Danco Coast no norte da Graham Coast no sul na costa oeste da Península Antártica.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem