Home / Europa / Irlanda / Bend of Boyne: os túmulos megalíticos de Newgrange, Knowth e Dowth

Bend of Boyne: os túmulos megalíticos de Newgrange, Knowth e Dowth

O Bend of Boyne (Brú na Bóinne) é um complexo pré-histórico, situado a 50 km ao norte do Aeroporto de Dublin e a 5 km da cidade de Drogheda. A área é composta de três sítios pré-históricos: Newgrange, Knowth e Dowth, localizados na margem norte do rio Boyne.

O local ocupa uma área de 780 hectares e contêm câmaras de túmulos do Neolítico, incluindo 40 túmulos de passagem (túmulos neolíticos, onde a câmara mortuária é alcançada através duma passagem baixa), bem como túmulos mégalíticos e henges com arquitetura circular ou oval pré-histórica, fechada e delimitada por um terraceamento, muitas vezes incluindo um fosso e outras estruturas pré-históricas.

É a maior e mais importante concentração da Europa de arte rupestre pré-histórica, inserida desde 1993 na lista da UNESCO dos sítios do património mundial da humanidade. O local foi usado como um local de sepultamento ainda na Idade do Ferro. Mais tarde foi ocupada pelos normandos e aqui foi combatida a célebre batalha do Boyne (Battle of the Boyne) em 1690.

Os monumentos, que datam de 3.200 a.C., provavelmente tinham funções sociais, económicas, religiosas e funerárias, mas a finalidade precisa de montes enormes, que não são certificados. Cada um dos três sítios megalíticos têm alinhamentos astronômicos. Newgrange e Dowth estão alinhados com o solstício de inverno, enquanto parece que Knowth esteja alinhado com o equinócio.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO BEND OF THE BOYNE: AS MAMOAS MEGALÍTICAS DE NEWGRANGE, KNOWTH E DOWTH

O túmulo ou mamoa de Newgrange (Dún Fhearghusa), que estende-se por um meio hectare, é um dos mais famosos monumentos pré-históricos da Europa. O túmulo com 11 metros de altura e um diámetro entre 79 e 85 metros apresenta exteriormente um alto muro de pedras, parcialmente reconstruído. Ao longo do perímetro do monte são 97 pedras. Muitas delas são decoradas.

A pedra mais bonita em Newgrange é aquela, que está na entrada com um padrão de três espirais. O monte contêm uma longa passagem em pedra, que serpenteia por 19 metros, que conduz à câmara funerária cruciforme, onde são replicadas as três espirais da pedra da entrada.

Uma coisa interessante neste túmulo é devida ao fato de que ao longo da passagem da entrada uma abertura permite que na madrugada do dia do solstício de inverno (21 de dezembro) um raio de sol entra pela abertura e ilumina a câmara mortuária por 15 minutos.

O túmulo ou mamoa de Knowth (Cnobha) é o maior do Bend of Boyne (Brú na Bóinne). Teve desde o Neolítico funções de local de enterro, mais tarde foi também utilizado na Idade de Bronze e na Idade de Ferro. Desde a tarde Idade de Ferro foi usado como um povoado fortificado até o início dos anos do período dos normandos. Knowth é formado por um grande monte. O tamanho é de 1 hectare, rodeado por 17 pequenos túmulos satélites. O túmulo principal contêm dois corredores longos e estreitos, que começam na colina oposta ao longo do rumo leste-oeste. Eles não vêm juntos, mas ambos levam a uma câmara mortuária diferente, uma das quais é em forma de cruz. Na base do monte foram desenterrados 127 pedras, muitas das quais são esculpidas com pichações articuladas.

A terceira mamoa é o de Dowth (Dubhadh). É a estrutura mais antiga dos três principais. Tem um diámetro de 90 metros e está a 15 metros de altura. Este montículo é cercado por pedras parcialmente decoradas. O interior tem uma câmara cruciforme. Esta mamoa não tem as belas decorações das outras duas e até hoje não pode ser visitada no interior.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A visita à área e às duas mamoas de Newgrange e Knowth só é permitida com um guia através do Centro de Visitantes (Newgrange Visitor Centre), localizado perto da aldeia de Donore, que abriga também o museu. O Centro de Visitantes está localizado ao sul do rio Boyne ao longo da estrada L21 a 2 km a oeste de Donore e a 7 km da Drogheda, seguindo os sinais de Drogheda (sair da N1) e de Slane (sair da N2). Newgrange fica a 50 km ao norte de Dublin.

Horário de funcionamento: março-abril (diariamente das 9.30 às 17.30); maio (diariamente das 9.00 às 18.30); de junho a meados de setembro (diáriamente das 09.00 às 19.00); meados de setembro até o final de setembro (diariamente das 9.00 às 18.30); outubro (diariamente das 9.30 às 17:30); novembro-fevereiro (diariamente das 9.30 às 17:00). Newgrange está aberto o ano inteiro. Knowth está aberto de maio a outubro. O preço de bilhete é de € 10,30.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com