Home / Europa / Irlanda / Irlanda: falésias, pastos verdejantes e natureza
Slieve League, Donegal, Irlanda. Autor Dcairns. No Copyright
Slieve League, Donegal, Irlanda. Autor Dcairns

Irlanda: falésias, pastos verdejantes e natureza

Irlanda ou Eire (Poblacht na hÉireann/Republic of Ireland/República da Irlanda) é uma república parlamentar, que ocupa a maior parte da ilha do mesmo nome. Apenas a seção norte-oriental, a chamada Irlanda do Norte, é parte do Reino Unido. A República da Irlanda é composta das quatro regiões Leinster, Munster, Ulster, Connaught e subdivididas em 26 condados. Dublin é a capital do país. As outras cidades de um determinado tamanho são Cork, Limerick, Galway e Dun Laoghaire. A última está na vizinhança de Dublin.

A ilha da Irlanda está localizada na costa oeste da Grã-Bretanha, da qual está separada pelo Mar da Irlanda e o Canal de São Jorge ao sul e o Canal do Norte ao norte. A Irlanda enfrenta ao norte, ao oeste e ao sul o Oceano Atlântico e faz fronteira a norte com a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido.

A ilha tem um perfil caracterizado por baixas colinas e planícies. O interior é uma planície vasta cercada por montanhas baixas e áreas de colinas. A ilha da Irlanda sofreu uma transformação acentuada por geleiras durante o Pleistoceno. Particularmente esta erosão fez que o terreno irlandês é de aparência suave.

Mapa da Irlanda

Mapa da Irlanda

Às vezes ao longo da costa existem picos isolados como as montanhas de Karry no sudoeste da ilha, onde há a montanha mais alta do país: o Monte Carrantuohill com 1.041 metros. Outras baixas montanhas estão localizados ao leste, onde etsão as montanhas de Wicklow, enquanto a nordoeste são as montanhas de Donegal e ao oeste são as montanhas Mayo e as colinas de Connemara.

As costas formam baías largas que penetram profundamente no interior, especialmente ao longo da costa oeste, que é a costa em frente ao Oceano Atlântico. As costas são às vezes baixas e arenosas e às vezes como no caso das famosas falésias de Moher altas e espetaculares. Há um grande número de lagos chamados loughs, pântanos, brejos e prados. Estas áreas são comuns nas bacias do rio Shannon e do rio Connemara.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 70.283 km²
  • População: 4.200.000
  • Capital: Dublin
  • Línguas oficiais: O inglês e o irlandês (Gaélico) são as línguas oficiais da Irlanda. Ao longo das estradas os sinais são bilingues. Nas zonas Gaeltacht o irlandês é o idioma a ser utilizado, mas no país inteiro fala-se inglês.
  • Religião: Predominantemente católico. Minoria protestante.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC, verão UTC+1.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: