Home / América Central e Caribe / Panamá / Panamá: uma estreita faixa de terra entre dois oceanos

Panamá: uma estreita faixa de terra entre dois oceanos

Panamá (República del Panamá/República do Panamá) é uma república presidencial na América Central.  Localizado na parte mais estreita da região do istmo da América Central, é limitado a oeste pela Costa Rica, a leste pela Colômbia, ao norte pelo Mar do Caribe e ao sul pelo Oceano Pacífico. A capital é a cidade do Panamá.

A localização do país no istmo do Panamá é de grande importância estratégica. Desde o fim de 1999 o Canal do Panamá está sob o controle do Estado panamenho. O canal permite uma ligação rápida entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

São parte do Estado do Panamá também as ilhas dos arquipélagos de Bocas del Toro – perto da fronteira com a Costa Rica – e de San Blas – perto da fronteira com a Colômbia -, todas as duas localizadas do lado do Mar do Caribe, enquanto no Oceano Pacífico ficam o Arquipélago de las Perlas (no Golfo do Panamá), a Isla de Coiba (no Golfo de Chiriquí) e a ilha de Taboga.

O território do Panamá é atravessado em todo o seu comprimento por uma série de cadeias de montanhas, separadas por uma depressão central, onde foi construído o Canal do Panamá.  Ao norte do canal está a Cordilheira Central, onde há a maior montanha do país: o Vulcão Barú com 3.474 metros. Além do canal perto da fronteira com a Colômbia são as montanhas da Cordilheira de San Blas e a Serrania del Darién.

A economia do Panamá tem a sua principal fonte de renda a partir da operação do Canal do Panamá, mas o país é também um importante centro financeiro. A pesca é muito importante por causa dos crustáceos. Panamá tem também uma das maiores frotas mercantes do mundo. A agricultura produz bananas, café, cacau, milho, arroz, batatas, mandioca, tomates, cana de açúcar e tabaco, enquanto a criação pecuária está concentrada sobretudo em bovinos. Grande importância tem o património florestal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 75.517 km²: terras aráveis 9%, prados e pastagens 19%, florestas e arbustos 43%, terras incultas e improdutivas 29%
  • População: 3.320.000 (situação em 2006): mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 70%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 10%, europeus 10%, asiáticos 5%, ameríndios 5%.
  • Capital: Cidade do Panamá
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol. Fala-se também o inglês.
  • Religião: Católicos 80%, Protestantes 10%, Muçulmanos 4%.
  • Moeda: Balboa panamenha (PAB) e Dólar estadunidense (USD)
  • Fuso horário: UTC-5.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM PANAMÁ

Booking.com