Home / Europa / Eslovénia / Eslovénia: Alpes, planícies e cavernas

Eslovénia: Alpes, planícies e cavernas

Eslovénia (Republika Slovenija) é um pequeno país do Sudeste europeu situado no extremo norte da Península dos Balcãs, que se tornou independente com o fim da Iugoslávia em 1991. O país juntou-se à União Europeia em 2004.

O país tem uma costa ao longo do Mar Adriático, que se estende por alguns quilômetros no extremo norte da península da Ístria. Aqui estão as cidades históricas de Koper/Capodistria e Piran/Pirano. O país faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. A capital Liubliana está localizada no interior.

Eslovénia é em grande parte montanhosa tem uma parte dos Alpes orientais. O maciço mais importante são os Alpes Julianos, situados perto da fronteira com a Itália, cujo pico mais alto é o monte Triglav, que atinge 2.863 metros. Ao nordeste dos Alpes Julianos há na fronteira com a Áustria as montanhas dos Caravanche, os Alpes de Kamnik e de Savinja e perto de Maribor o maciço do Pohorje.

Uma grande parte do território está coberta por montanhas e pelo planalto do Carso, que se estende ao sul dos Alpes entre a fronteira italiana e a capital Ljubljana. O resto do território da Eslovénia é uma sucessão de planícies e colinas pequenas. Apenas na fronteira leste com a Hungria abre uma grande área plana, a Prekmurje.

O país é atravessado por duas principais afluentes do Danúbio, quer dizer o rio Drava, que corre na Eslovénia nordestina e flui através da cidade de Maribor e o rio Sava, que atravessa a área central perto da capital Liubliana.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 20.273 km²
  • População: 1.997.000: predominantemente eslovenos 83,06%, italianos 0,16%, húngaros 0,43%, outros grupos étnicos 11,57%.
  • Capital: Ljubljana/Liubliana
  • Língua oficial: O esloveno; fala-se também o italiano e o húngaro.
  • Religião: Predominantemente católicos 68,8%, católicos de rito grego 2%, muçulmanos 1%, luteranos 1%.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com