Home / América Central e Caribe / Bahamas / Para o Caribe com as crianças: as Bahamas
Para o Caribe com as crianças. As Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini
Para o Caribe com as crianças. As Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Para o Caribe com as crianças: as Bahamas

As ilhas das Bahamas são um excelente destino para quem viaja com crianças. As ilhas são habitadas por uma população simpática e sorridente, que torna-se ainda mais amigável para pessoas, que viajam com crianças. A falta de perigos, a boa situação económica, a beleza do mar e a riqueza de oportunidades, que vão acontecer na sua jornada para obter as crianças envolvidas, são algumas das coisas, que tornam férias de família nas Bahamas uma experiência vantajosa.

As atrações de interesse às crianças são muitas em cada ilha do arquipélago. É claro que o mar e as praias são os pontos fortes. Nadar, fazer caminhadas, procurar conchas, canoagem, mergulho são as atividades, que envolvem as crianças. Nalguns hotéis as famílias muitas vezes recebem ofertas ad hoc e preços especiais para suas estadias. Alguns restaurantes têm menus especiais preparados para crianças até 12 anos.

Na capital de Nassau, que é o lugar, onde se faz o primeiro contato com as Bahamas, as crianças podem encontrar atrações interessantes: Na Paradise Island famosa são para visitar o aquário (Atlantis aquarium), o grande parque de diversões de água (Waterscape Aquaventure). Entre as atrações do Waterscape Aquaventure há três piscinas (entre um total de 20) dedicadas exclusivamente às crianças e uma lagoa para snorkeling.

O Atlantis Kids Adventures é um clube para crianças dos 3 aos 12 anos, onde são organizados sessões e workshops de vários tipos para crianças. Em Atlantis pode nadar com as arraias (corridas). No Dolphin Cay pode nadar com golfinhos e leões marinhos. Mesmo em Blue Lagoon Island, uma ilha privada a 20 minutos de Nassau, pode nadar com os golfinhos ou ter encontros com leões marinhos.

Um outro lugar de Nassau, que atrae o interesse e a curiosidade das crianças é o Pirates of Nassau Museum. O museu é dedicado à pirataria das Caraíbas. Com os seus filhos pode reviver os tempos dos piratas. Mesmo as três fortificações britânicas com os seus canhões, que controlavam a ilha. podem ser de interesse para as crianças. O Museu Pompey – dedicado à escravidão – irá gerar nas pequenas crianças muitas perguntas às quais a mãe e o pai terão que responder. Finalmente a visita dos Ardastra Gardens e do Zoo Conservatory permite a observação de aves, sobretudo dos flamingos famosos, os répteis e os mamíferos.

Na ilha de Eleuthera pode visitar o Leon Levy Native Plant Preserve, uma reserva natural com trilhas, que permite a descoberta da flora típica das Bahamas e a observação de aves e outros animais, que vivem na ilha. Na aldeia de Rock Sound fica o Ocean Hole, um lago circular cheio de peixes, que pode alimentar. Não esqueça de levar pão consigo!

Iguana, Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Iguana, Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Nas ilhas Exumas encontra-se a ilha de Sandy Cay, onde pode observar as iguanas terrestres e onde foram filmadas cenas de mar de “Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest” (Piratas do Caribe 2 – O Baú da Morte). Um outro lugar curioso das Exumas é o Major’s Spot Cay, onde pode ver nadar os porcos no mar. Nas Exumas existem muitas reservas naturais, que podem oferecer oportunidades atraentes de ensino para adultos e crianças. Estas incluem o Moria Harbour Cay National Park, onde pode ver dunas de areia, praias, mangues e leitos de algas marinhas. Este Parque é também um local de nidificação de aves marinhas e um berçário para a vida marinha.

Na ilha de Bimini há além dos muitos naufrágios um caminho natural interessante: O Bimini Nature Trail, que permite, que veja as plantas endémicas e os animais, que habitam a ilha no seu ambiente natural, incluindo a boa rara de Bimini.

O Ministério do Turismo das Bahamas implementou um programa gratuito interessante chamado “People to People”. Este programa dá a oportunidade de conhecer pessoas locais e que seja acompanhado da descoberta da cultura e da vida dos bahamianos por um membro da comunidade local. Como parte do programa será possível por exemplo visitar uma escola, participar numa cerimónia religiosa, desfrutar dum almoço local e viver algumas horas com os moradores. Uma ótima experiência para todas as crianças. Nós optamos para uma visita à uma escola local. Foi realmente uma experiência interessante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM BAHAMAS

Booking.com