Home / Ásia / Indonésia / O clima da Indonésia: Quando ir para a Indonésia

O clima da Indonésia: Quando ir para a Indonésia

A Indonésia tem um tipo de clima profundamente influenciado pela sua localização ao longo do equador e pela proximidade ao mar. Isso traduz-se num clima tropical húmido, que no sudeste torna-se relativamente seco. As temperaturas são estáveis ​​ao longo do ano com apenas pequenas variações. As temperaturas máximas são de 28°C/32°C, enquanto as temperaturas mínimas são entre 20°C e 24°C.

Em grande parte do pais há duas temporadas com base nas precipitações, que são regidas pela monção. Nas ilhas do arquipélago da Indonésia há uma estação chuvosa, que estende-se geralmente pelos meses entre outubro e abril e uma estação seca, que compreende os meses entre maio e setembro.

Na grande maioria das ilhas do arquipélago indonésio caem entre 1.800 e 3.200 milímetros de chuva por ano.

As zonas montanhosas das ilhas maiores como as áreas ocidentais de Sumatra, Java, Nova Guiné, Bornéu e Sulawesi são as mais húmidas áreas do país. Nalgumas áreas podem exceder 6.000 milímetros de chuva por ano. Nessas áreas a estação seca desaparece quase completamente, confinada a apenas uma ligeira redução na quantidade de chuvas durante alguns meses.

As ilhas mais próximas à Austrália, incluindo as Pequenas Ilhas da Sonda a leste de Bali, tendem a ser mais secas com algumas áreas nas ilhas de Sumba e Timor, que recebem menos de 1.000 mm de precipitação por ano. Aqui a estação seca é mais acentuada e estende-se pelos meses de maio a novembro.

QUANDO IR PARA A INDONÉSIA :

Os melhores meses para uma viagem para a Indonésia são – pensando às chuvas – os mais secos de maio a setembro.

Clima de Java.

Clima de Bali.

Clima de Lombok.

Clima de Sulawesi (Celebes).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com