Home / Europa / Lituânia / Lituânia: a maior das repúblicas bálticas
Vilnius, Lituânia. Autor Wojsyl. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.
Vilnius, Lituânia. Autor Wojsyl

Lituânia: a maior das repúblicas bálticas

A Lituânia (Lietuvos Respublika) é uma república parlamentar, que está localizada ao longo da costa oriental do Mar Báltico. É delimitada a norte pela Letónia, a leste e sudeste pela Bielorrússia, a sudoeste pela Polónia e a Rússia (enclave russo de Kaliningrado) e a nordoeste é delimitada pelo Mar Báltico.

A Lituânia faz parte da União Europeia desde 1 de Maio de 2004. As principais cidades são a capital Vilnius/Wilna, Kaunas/Kauen, Klaipėda/Memel, Šiauliai/Schaulen e Panevėžys/Ponewiesch. O território lituano é plano com numerosos lagos, que estão localizados principalmente na parte oriental do país. Cerca de um terço do território é coberto de florestas.

Para o oeste o país tem um litoral curto, baixo e arenoso com vista para o Mar Báltico, ao centro do qual está o porto de Klaipeda/Memel. Grande parte da costa é formada pelo Istmo da Curlândia, uma península arenosa, que se estende ao sul de Klaipeda/Memel.

Mapa da Lituânia

Mapa da Lituânia

O território lituano foi moldado pela acção das geleiras. Por isso é praticamente plano e tem somente colinas baixas, que tornam a paisagem menos monótona. O território é formado também por zonas húmidas e áreas de lagos. A maioria dos lagos lituanos são de origem glacial e todos são pequenos. O maior lago lituano é o Lago Drūkšiai com 44 km², localizado no canto nordeste na fronteira com a Bielorrússia.

O ponto mais alto da Lituânia não é superior a 300 m acima do nível do mar. É o monte Aukštojas com 294 metros, que está localizado a sudeste da capital Vilnius/Wilna perto da fronteira com a Bielorrússia. O rio mais importante do país é o Nemunas/Memel, que atravessa a parte sul do país e flue na grande lagoa da Curlândia (Kurskij).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 65.300 km²
  • População: 3.450.000: lituanos (83,5%), poloneses (6,7%), russos (6,3%), bielorrússos (1,2%), outros (2,3%).
  • Capital: Vilnius/Wilna
  • Língua oficial: A língua oficial é o lituano. São falados o russo, o inglês e – especialmente na zona costeira – o alemão e o polaco.
  • Religião: Predominantemente católica (80%). Minorias ortodoxas e protestantes.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: