Home / América do Norte / Estados Unidos / Califórnia / Califórnia: uma grande variedade de paisagens

Califórnia: uma grande variedade de paisagens

A Califórnia (The Golden State) é um Estado no oeste dos Estados Unidos, que faz fronteira com o México para o sul, com Arizona para o sudeste, com Nevada para o leste e nordeste e com Oregon ao norte.

A cidade de Sacramento é a capital da Califórnia, mas as maiores cidades do Estado são Los Angeles e São Francisco. Outras cidades são São Diego, São José, Modesto, Oakland e Fresno.

A Califórnia é o terceiro maior Estado dos EUA depois do Alasca e do Texas, mas o primeiro para número de habitantes.

O território da Califórnia possui uma grande variedade de paisagens. Ricas de florestas por 45% e de desertos por 25% existem formações, que caracterizam a geografia da Califórnia. São paralelas à costa as montanhas da Serra do Mar (Coast Range) e para leste desta cadeia na região central do país estende-se o Grande Vale da Califórnia (Great Valley), a área mais fortemente cultivada do Estado, e ainda mais a leste estão os picos da Serra Nevada, cujos picos mais altos excedem os 4 000 metros. Aqui há a montanha mais alta do Estado, o Monte Whitney com 4.421 metros. Ao longo da fronteira com Nevada ficam as Montanhas Brancas (White Mountains), cujo pico mais alto é o White Mountain Peak com 4.344 metros, encontrando-se ao norte da Serra Nevada na fronteira com Oregon. Aqui há as montanhas dos picos do sul da Cascade Range, onde há o maciço do Monte Shasta, um vulcão com 4.322 metros de altura.

A parte sul da Califórnia é caracterizada por um vasto planalto deserto, onde fica o deserto de Mojave. Na fronteira com Nevada está a famosa Vale da Morte (Death Valley), o ponto mais baixo da América do Norte com 86 m debaixo do nível do mar. A famosa Falha de Santo André estende-se por 1.300 km ao longo duma grande parte da Califórnia. A área atravessada pela Falha é conhecida pela sua alta sismicidade. No Pacífico antes da cidade de Los Angeles encontram-se as Ilhas do Canal, um arquipélago de oito ilhas, parcialmente com o estatuto de Parque Nacional. Os principais rios do norte da Califórnia são o Sacramento e o San Joaquín, que fluem na Baía de São Francisco, enquanto no sul o rio Colorado forma a fronteira com a Arizona.

A Califórnia foi colonizada pelos espanhóis no século XVIII. Eles estabeleceram uma série de missões a partir de São Diego a São Francisco. Ao lado das missões foram estabelecidos pequenas guarnições militares. Em 1821 com a independência do México da Espanha a Califórnia tornou-se uma província do México. Em 1848 após a guerra entre o México e os Estados Unidos a Califórnia foi cedida aos EUA.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 423.970 km², quer dizer o 3º maior Estado dos Estados Unidos da América.
  • População: 36.760.000 (dados de 2008): europeus 59.5%, asiáticos 10.9%, africanos 6.7%, índios americanos 1.0%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais são 32,4% segundo dados de 2000.
  • Capital: Sacramento.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 57,5% da população. O castelhano é falado como primeira língua por 28,2% da população. O filipino (tagalog) é falado como primeira língua por 2,0% da população.segundo dados de 2005.
  • Religião: Cristãos 72%: católicos romanos 31%, protestantes 18%, mórmon 2%, ortodoxos 1%, e Testemunhas de Jeová 1%; além disso judeus 2%, budistas 2% e hindus 1%.
  • Fuso horário: UTC-8; no verão: UTC-7.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com