Home / América do Norte / Estados Unidos / Califórnia / Califórnia: uma grande variedade de paisagens
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Author Thomas Pintaric. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Author Thomas Pintaric

Califórnia: uma grande variedade de paisagens

A Califórnia (The Golden State) é um Estado no oeste dos Estados Unidos, que faz fronteira com o México para o sul, com Arizona para o sudeste, com Nevada para o leste e nordeste e com Oregon ao norte.

A cidade de Sacramento é a capital da Califórnia, mas as maiores cidades do Estado são Los Angeles e São Francisco. Outras cidades são São Diego, São José, Modesto, Oakland e Fresno.

A Califórnia é o terceiro maior Estado dos EUA depois do Alasca e do Texas, mas o primeiro para número de habitantes.

O território da Califórnia possui uma grande variedade de paisagens. Ricas de florestas por 45% e de desertos por 25% existem formações, que caracterizam a geografia da Califórnia. São paralelas à costa as montanhas da Serra do Mar (Coast Range) e para leste desta cadeia na região central do país estende-se o Grande Vale da Califórnia (Great Valley), a área mais fortemente cultivada do Estado, e ainda mais a leste estão os picos da Serra Nevada, cujos picos mais altos excedem os 4 000 metros. Aqui há a montanha mais alta do Estado, o Monte Whitney com 4.421 metros. Ao longo da fronteira com Nevada ficam as Montanhas Brancas (White Mountains), cujo pico mais alto é o White Mountain Peak com 4.344 metros, encontrando-se ao norte da Serra Nevada na fronteira com Oregon. Aqui há as montanhas dos picos do sul da Cascade Range, onde há o maciço do Monte Shasta, um vulcão com 4.322 metros de altura.

Mapa da Califórnia. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

Mapa da Califórnia. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

A parte sul da Califórnia é caracterizada por um vasto planalto deserto, onde fica o deserto de Mojave. Na fronteira com Nevada está a famosa Vale da Morte (Death Valley), o ponto mais baixo da América do Norte com 86 m debaixo do nível do mar. A famosa Falha de Santo André estende-se por 1.300 km ao longo duma grande parte da Califórnia. A área atravessada pela Falha é conhecida pela sua alta sismicidade. No Pacífico antes da cidade de Los Angeles encontram-se as Ilhas do Canal, um arquipélago de oito ilhas, parcialmente com o estatuto de Parque Nacional. Os principais rios do norte da Califórnia são o Sacramento e o San Joaquín, que fluem na Baía de São Francisco, enquanto no sul o rio Colorado forma a fronteira com a Arizona.

A Califórnia foi colonizada pelos espanhóis no século XVIII. Eles estabeleceram uma série de missões a partir de São Diego a São Francisco. Ao lado das missões foram estabelecidos pequenas guarnições militares. Em 1821 com a independência do México da Espanha a Califórnia tornou-se uma província do México. Em 1848 após a guerra entre o México e os Estados Unidos a Califórnia foi cedida aos EUA.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 423.970 km², quer dizer o 3º maior Estado dos Estados Unidos da América.
  • População: 36.760.000 (dados de 2008): europeus 59.5%, asiáticos 10.9%, africanos 6.7%, índios americanos 1.0%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais são 32,4% segundo dados de 2000.
  • Capital: Sacramento.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 57,5% da população. O castelhano é falado como primeira língua por 28,2% da população. O filipino (tagalog) é falado como primeira língua por 2,0% da população.segundo dados de 2005.
  • Religião: Cristãos 72%: católicos romanos 31%, protestantes 18%, mórmon 2%, ortodoxos 1%, e Testemunhas de Jeová 1%; além disso judeus 2%, budistas 2% e hindus 1%.
  • Fuso horário: UTC-8; no verão: UTC-7.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem