Home / Ásia / Indonésia / Sulawesi (Celebes): Uma ilha selvagem com uma forma extraordinária
Sulawesi do Sul, Indonésia. Autor Achmad Rabin Taim. Licensed under the Creative Commons Attribution
Sulawesi do Sul, Indonésia. Autor Achmad Rabin Taim

Sulawesi (Celebes): Uma ilha selvagem com uma forma extraordinária

Uma ilha com uma forma particular com quatro penínsulas longas, que ramificam-se a partir dum único órgão central, o que faz com que pareça um polvo. Sulawesi (Celebes) está localizada entre a ilha de Bornéu a oeste e as Molucas a leste, enquanto as Filipinas encontram-se para o norte e para o sul fica a ilha de Flores. Ao longo da costa há baías variadas e amplas. Entre as duas penínsulas do sul fica o Golfo de Bone, para o leste existe o Golfo de Tolo, enquanto a norte trata-se do grande Golfo de Tomini.

Sulawesi, muitas vezes chamada também pelo nome de Celebes, tem uma área de 174.600 km². É uma ilha selvagem e montanhosa ainda pouco conhecida pelos turistas, que visitam muitas vezes apenas a parte sul, sobretudo a Tana Toraja, que é a região do povo Toraja, famoso por suas cerimônias fúnebres e para as suas construções em forma de barco. As duas cidades principais da ilha são Makassar no sul e Manado, que está localizada no final da península norte da ilha.

Tana Toraja, Sulawesi, Indonésia. Autor Dominique Kirsner. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Tana Toraja, Sulawesi, Indonésia. Autor Dominique Kirsner

O interior da ilha é montanhoso e coberto por florestas com inúmeros lagos e picos com mais de 3.000 metros de altura. O pico mais alto da ilha é o Monte Rantemario com 3.478 metros, localizado na parte centro-sul de Sulawesi. Entre os maiores lagos são o Lago Towuti com 561 km², o Lago Tempe com 350 km² e o Lago Poso com 323 km².

COMO CHEGAR A SULAWESI (CELEBES)

O aeroporto mais importante de Sulawesi é Makassar (Sultan Hasanuddin International Airport/UPG), que tem voos para a maioria das ilhas da Indonésia. Sulawesi é facilmente acessível a partir da ilha de Bali. O voo entre Makassar e Bali dura apenas uma hora.

O outro aeroporto grande da ilha é a Manado (Sam Ratulangi International Airport/MDC), que tem voos para alguns destinos da Indonésia, para Singapura e as Filipinas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: