Home / América do Norte / Gronelândia / O Icefjord e a baía de Disko, Ilulissat, Groenlândia
Icebergs no Icefjord (fiorde de gelo), Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Icebergs no Icefjord (fiorde de gelo), Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

O Icefjord e a baía de Disko, Ilulissat, Groenlândia

A Groenlândia, a maior ilha do mundo, possui atualmente três sítios que a UNESCO declarou como Patrimônio Mundial. Destes dois locais são patrimônio cultural: o Aasivissuit – Nipisat: local ligado ao campo de caça Inuit entre o gelo e o mar, e o Kujataa: um local agrícola norueguês e inuit na borda da calota de gelo. O terceiro é, em vez disso, o único patrimônio natural da Groenlândia da UNESCO: o fiorde de gelo (Icefjord). Este espetacular fiorde ártico está localizado ao longo da costa oeste da Groenlândia, aquele que olha em direção ao Canadá e à grande Ilha Baffin. O Icefjord (fiorde de gelo) está localizado a uma latitude de 69 ° 08′N e uma longitude de 49 ° 30 ′ W cerca de 250 km ao norte do Círculo Polar Ártico.

O fiorde se estende por cerca de 40 km entre a calota de gelo da Groenlândia e a Baía de Disko. O assentamento humano mais próximo é a cidade de Ilulissat, que fica a poucos quilômetros ao norte do fiorde. O fiorde é caracterizado pela presença de enormes icebergs produzidos pela geleira Jakobshavn (Sermeq Kujalleq), uma das geleiras mais ativas do planeta. Aqui, a calota de gelo da Groenlândia chega ao mar. 10% de todos os icebergs da Groenlândia são formados no fiorde.

COMO VISITAR O ICEFJORD E OS ICEBERGS

Entre as atividades mais interessantes e bonitas para fazer ao longo do fiorde de gelo estão algumas caminhadas fáceis, onde você vai mergulhar na atmosfera ártica. Você ouvirá o som da geleira e observará os enormes icebergs flutuando no fiorde. Se você tiver sorte ao longo dos caminhos do Icefjord, também poderá observar baleias. O pouso no aeroporto de Ilulissat também é espetacular, pois pouco antes do pouso o avião passa bem sobre a geleira. Se você estiver do lado direito da janela do avião, terá a oportunidade de admirar o fiorde e a geleira em sua imensa beleza. No lado esquerdo, você verá Disko Bay e alguns icebergs.

Outra forma esplêndida de admirar o fiorde são os passeios de barco organizados pelas agências da Ilulissat e que permitem ver, normalmente com as melhores condições de luminosidade (entre as 21h00 e a 01h00), os icebergs que pontilham o fiorde. Durante esses passeios, não é incomum observar baleias que geralmente nadam perto dos icebergs, onde encontram alimento para seu sustento.

Ao longo da trilha amarela, Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Ao longo da trilha amarela, Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com