Home / América do Sul / Paraguai / Paraguai: grandes rios, savanas e florestas
Assunção, Paraguai. Author Felipe Antonio. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Assunção, Paraguai. Author Felipe Antonio

Paraguai: grandes rios, savanas e florestas

O Paraguai (República del Paraguay/Tetã Paraguái/República do Paraguai) é uma república presidencial localizada no centro-sul de América do Sul. É limitada a norte pela Bolívia, para o leste pelo Brasil e para o sul e o oeste pela Argentina. Assunção, a capital, está localizada na margem esquerda do Rio Paraguai. É a única verdadeira cidade do país e um importante porto fluvial. O território do Paraguai é dividido pelo rio Paraguai em duas regiões distintas: a oeste situa-se o Gran Chaco, um grande planalto esteposo y pantanoso formada pelos detritos aluviais dos rios, enquanto a leste é a Paranenha ou Paraguai oriental, uma área montanhosa entre 300 e 600 metros. Nesta segunda região concentra-se quase toda a população.

Os rios mais importantes são o rio Paraguai, que atravessa o país, e o rio Paraná na fronteira com o Brasil e a Argentina. Em 1984 ao longo do rio Paraná foi construído em co-propriedade com o Brasil a empresa Itaipú com um enorme barragem, que abastece a maior central hidroeléctrica do mundo. Outra grande central hidroeléctrica está localizada junto ao Paraná, a empresa Yacyretá, que está em co-propriedade com a Argentina. Graças a estas centrais hidroeléctricas Paraguai é o principal exportador de energia hidroeléctrica do mundo. Em 2003 produziu 51,29 bilhões kWh e exportou 44,17 mil milhões de kWh.

Mapa do Paraguai

Mapa do Paraguai

A economia está principalmente ligada à agricultura. São cultivados algodão, mandioca, milho, arroz, trigo, tabaco, cana-de-açúcar, batatas doces, legumes, soja, café e frutas como laranjas, bananas e abacaxi. Muito importante é a criação de bovinos e de suínos e a exploração das florestas com cedro, mogno e nogueira.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 406.752 km²: área arável 5,6%, prados e pastagens 53,3%, florestas e arbustos 31,6%, terras incultas e improdutivas 9,5%.
  • População: 6.160.000 (situação em 2005): mestiços (descendentes de ameríndios (guaraní) e europeus) 65%, europeus 30%, asiáticos 2%, ameríndios (guaraní) 1%.
  • Capital: Asunción/Assunção.
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o espanhol e o guaraní. Os mennonitas falam alemão: 1%
  • Religião: Cristãos 100%: católicos 95%, protestantes 5%
  • Moeda: Guaranì (PYG).
  • Fuso horário: UTC-4, no verão UTC-3.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem