O Parque Nacional dos Arches (Arches National Park) é um parque cheio de atrações. Para a sua visita recomenda-se pelo menos um dia inteiro. Há muitas coisas para ver e muitos caminhos acessíveis durante o ano inteiro para ir. Há muitos pontos turísticos por carro com vistas espectaculares sobre o parque.
Depois duma paragem no Centro de Visitantes (Visitor Center) encontramos os seguintes pontos turísticos: O primeiro é o Park Avenue Viewpoint, onde começa o caminho do Park Avenue Trailhead, uma trilha de dificuldade moderada de 1,6 km (ida), 50 minutos. Um pouco além fica o Belvedere sobre as La Sal Mountains, que são muitas vezes cobertas de neve e formam um belo contraste com o terreno deserto do parque. Um outro ponto de vista é o Courthouse Towers Viewpoint, que fica ao longo da estrada principal. É o ponto final do caminho de Park Avenue Trailhead.
Entrando dentro do parque encontra-se o Petrified Dunes Viewpoint, onde pode ver as dunas petrificadas. Então chegamos a uma das maiores atrações do parque: A famosa Balanced Rock, uma enorme rocha equilibrada por uma outra rocha. Um curto caminho conduz debaixo à enorme formação rochosa.
A partir daqui um desvio para a direita de 4 km (ida) leva-nos a visitar vários arcos naturais, facilmente acessíveis através de caminhos curtos. Não deixe de visitar o Double Arch, acessível por um caminho fácil de 800 metros de ida e volta, 20 minutos, os dois Windows e o Turret Arch com uma rota circular fácil de 1,6 km, 30 a 60 minutos e o miradouro sobre o Jardim de Éden.
Depois de voltar para a estrada principal há um outro miradouro: O Panorama Point. Pouco depois pode virar à direita e pegar a estrada, que leva até o miradouro do Delicate Arch (Delicate Arch Viewpoint), onde pode ver à distância o Delicate Arch, um dos símbolos do parque.
Se quer chegar mais perto do arco, tem que tomar o caminho, que leva ao Delicate Arch, que começa ao Wolfe Ranch, localizado a 1,6 quilómetros antes da área de estacionamento do miradouro do Delicate Arch. É um caminho bastante longo (4,8 km ida e volta de 3 horas e trata-se dum caminho no sol. É aconselhável trazer uma quantidade abundante de água.
Voltando para a estrada principal encontramos à direita dois outros pontos turísticos: O Salt Valley Overlook e o Fiery Furnace Viewpoint. A poucos quilómetros fica o ponto de partida do caminho, que leva ao Sand Dune Arch (600 metros ida e volta, 20 minutos). Por esse caminho pode chegar ao Broken Arch, que pode ser alcançado também pelo Devils Garden campground próximo (2 km, 50 minutos a pé). Ao longo da estrada há também o início da trilha curta para o Skyline Arch (600 metros ida e volta, 20 minutos).
Apenas para além da área de campismo (Campground) chegamos à área de piquenique do Devil’s Garden Trailhead, onde começa o caminho interessante, que leva a Devil’s Garden, um caminho a realizar para chegar ao famoso Landscape Arch (3,2 milhas ida e volta de 60 minutos). É o maior arco no parque e o maior arco natural do mundo com 88,42 metros de largura. Antes de chegar ao Landscape Arch há os curtos desvios para os Tunnel Arch e Pine Tree Arch. Além do Landscape Arch a trilha continua, mas torna-se mais áspera. Pode visitar ainda o Wall Arch, o Partition Arch, o Navajo Arch, o Double Arch e o Dark Angel. Se quer ir o caminho inteiro o comprimento é 7,2 km ida e volta. Para cobrir toda a trilha leva 4 horas para a ida e a volta.
– Arches National Park: Guia de Viagem
– Arches National Park Clima: quando ir
Texto português corrigido por Dietrich Köster.