Home / Europa / Grécia / Serifos: ilha de beleza acidentada e selvagem

Serifos: ilha de beleza acidentada e selvagem

A ilha de Serifos com 75 km² e 1.400 habitantes faz parte das ilhas Cíclades. Está localizada na parte ocidental do arquipélago ao sul de Kythnos e ao noroeste de Sifnos. A capital da ilha é a vila de Serifos, localizada sobre uma colina perto da costa sul e a uma curta distância do porto de Livadi, que é o ponto de chegada para os ferries.

Durante a antiguidade a ilha sempre foi importante por causa de seus recursos minerais. Existem os restos da atividade de mineração desde a Idade de Cobre, mas também no período clássico os depósitos de minério de ferro e de cobre foram intensamente explorados. Durante a Idade Média a ilha tornou-se, como o resto da Grécia, uma parte do Império Bizantino. Serifos foi ocupada pelos venezianos em 1207, que a mantiveram até 1537, quando a ilha foi conquistada pelos turcos otomanos. No século XIX começou a exploração intensiva das minas de ferro, que foram definitivamente encerradas em 1965.

A ilha, que tem uma forma vagamente circular com pequenas baías e promontórios, é rochosa e estéril e tem um litoral acentuadamente recuado. O pico mais alto é o Monte Tourlos com 585 metros. A ilha oferece uma excelente oportunidade de andar em estreito contacto com a natureza em busca de antigas aldeias, mosteiros, enseadas e pequenas praias. O porto de Livadi está localizado numa bela baía, que é dominada pela fascinante capital da ilha, a vila de Hora (Serifos), oferecendo a partir do topo duma colina uma vista da baía do porto.

Na baía de Livadi existem várias praias. Sobretudo ao sul do porto há as praias de Livadakia e Karavi, enquanto a norte de Livadi na costa leste estão as praias de Psili Ammos. Provavelmente as praias de Lia, Agios Ioannis e Agios Sosti são as mais belas. Ao longo da costa oeste da ilha ficam as praias de Megalo Livadi, situadas ao sul e as de Sykamia, situadas no extremo norte.

A aldeia de Hora (Serifos) está entre as mais belas do arquipélago das Cíclades, situada numa posição invejável com vista para a baía de Livadi e uma boa parte da ilha. Hora é uma aldeia típica das Cíclades, composta dum grande número de casas brancas conectadas entre si por ruas estreitas e escadarias. No ponto mais alto da cidade ficam as ruínas duma fortaleza veneziana e uma pequena igreja. Na aldeia existem dois pequenos museus interessantes. O primeiro é o Museu de Folclore, dedicado à etnografia da ilha, mostrando objetos como cerâmica, ferramentas, têxteis e vestuário tradicional. Há também uma secção dedicada aos minerais e pedras semi-preciosas. O segundo museu é o Museu Arqueológico, que expõe artefactos helenísticos e romanos encontrados na ilha.

No norte da ilha encontra-se a fortaleza-mosteiro de Moni Taxiaarhon (Taxiarchs), construída no século XVI. A igreja do mosteiro com três naves e a cúpula são ricos em afrescos. Além disso há na parte norte da ilha na aldeia de Panagia uma bela igreja bizantina do décimo século. Na parte sudoeste de Serifos existem os restos de cais e as construções das minas de Megalo Livadi e Koutala.

COMO CHEGAR A SERIFOS

FERRIES: O porto da ilha é a vila de Livadi, que está situada numa baía profunda na costa sul-oriental. A ilha de Serifos está ligada por ferries frequentes com Atenas, quer dizer com Pireu em 2 horas e meia com navios rápidos e em cinco horas de barco. Muitas das ilhas principais das Cíclades têm ligações de ferry com Serifos. Entre estas há Folegandros, Ios, Milos, Paros, Santorini, Sifnos e Siros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com