Home / Europa / Grécia / Sul de Cefalônia: Argostoli, Koroni, Markopoulo, Sami e Poros

Sul de Cefalônia: Argostoli, Koroni, Markopoulo, Sami e Poros

A parte sul da ilha é a parte maior de Cefalónia. Aqui é a vila principal, a vila de Argostoli, localizada numa península na costa oeste, enquanto do lado oposto na costa leste é o porto mais importante da ilha: o porto de Sami, localizado no centro da baía do mesmo nome.

ARGOSTOLI: O principal centro da ilha é uma vila moderna, cheia de vida e com alguns edifícios antigos. Existem alguns museus interessantes como o Museu de História Natural e o Museu Arqueológico. Do porto de Argostoli partem os ferries para Kyllini no Peloponeso e para a localidade vizinha Lixouri.

PRAIAS: Ao sul de Cefalónia existem várias praias. Chegando do norte são as praias de Makrys Gialos, Platys Gialos, Minies e além do aeroporto a praia de Avythos.

A praia de Koroni, Cefalônia, Ilhas Jónicas, Grécia. Author and Copyright Niccolò di Lalla

A praia de Koroni, Cefalônia, Ilhas Jónicas, Grécia. Author Niccolò di Lalla

FORTALEZA VENEZIANA DE SAN GIORGIO: No interior da ilha perto da aldeia de Peratata a 7 km a sudeste de Argostoli ficam as ruínas da fortaleza veneziana de São Jorge/San Giorgio/Agios Georgios, construída no século XVI no local dum castelo franco do século XII. Esta fortaleza foi a sede do governo veneziano e a capital da ilha até 1757, quando a capital foi transferida para a localidade vizinha de Argostoli.

MAZARAKATA: A poucos quilómetros ao sul do castelo de São Jorge existem os túmulos micênicos de Mazarakata.

MONI AGIOU ERASIMOU: Localizado ainda mais no interior há um mosteiro, onde pode ver a caverna, onde vivia o santo padroeiro de Cefalónia: Gerasimou. Os amantes do vinho podem visitar a sede da cooperativa, onde é produzido o vinho com uvas Robola, típicas para a ilha.

PRAIA DE KORONI: A partir do porto de Pesada partem os ferries para Zante (Zaquintos) e mais ao sul chegam as belas praias de Lourdas e Koroni. A praia de Koroni pode ser alcançada por um caminho, que começa na aldeia de Thiramona e vai para baixo para o mar. A praia é pequena, mas situada numa paisagem espectacular de falésias.

MARKOPOULO: Markopoulo é uma pequena aldeia localizada na parte sudeste de Cefalónia a 25 km a sudeste de Argostoli. Esta pequena aldeia de Cefalónia é conhecida por uma curiosidade: o evento da festa da Virgem é realizado a 15 de Agosto em Markopoulo no quadro da festa da Assunção. Parece que o lugar é inundado com centenas de serpentes inofensivas, que rastejam em qualquer lugar a partir do primeiro dia do mês e desaparecem depois da festa.

A igreja de Markopoulo, Cefalônia, Ilhas Jónicas, Grécia. Author and Copyright Niccolò di Lalla

A igreja de Markopoulo, Cefalônia, Ilhas Jónicas, Grécia. Author Niccolò di Lalla

SKALA: No extremo sul da costa leste da ilha encontra-se a estância balnear de Skala com uma boa praia. A uma curta distância da vila existem os restos duma villa romana do século III com pisos de mosaico , enquanto a norte da aldeia há as ruínas dum templo dedicado a Apolo.

POROS: Continuando para o norte ao longo da costa chegam-se à vila de Poros com uma praia decente e a partir do porto dela os ferries partem para Kyllini no Peloponeso. Na direção da vila de Tzanata existem os restos duma antiga tumba micênica.

SAMI: De Poros a estrada continua no interior e chega ao mar no porto de Sami, o mais importante de Cefalónia. A partir daqui os ferries partem para Patras e Ítaca. Ao redor de Sami existem várias atrações. Entre elas há a caverna Melisani, onde existe um grande lago subterrâneo e a caverna Drogarati rica em concreções calcárias. Quatro quilómetros a leste de Sami perto do Cabo Dihalia encontra-se a bela praia de Antisamos.

Cefalônia Guia de Viagem: Atrações Turísticas o que visitar

Norte de Cefalônia: a praia de Mirthos, a Fortaleza veneziana de Assos, a aldeia de Fiskardo

– Península de Paliki: Platia Amos, Aghia Elenis, Petani, Kunopetra e Xi

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: