Home / Europa / Grécia / Ios: a ilha do entretenimento e da vida nocturna

Ios: a ilha do entretenimento e da vida nocturna

A ilha de Ios com 108 km² e 1.300 habitantes está localizada no Mar Egeu na parte centro-sul das Cíclades ao sul de Naxos e ao norte de Santorini. A ilha mais próxima à ilha de Ios é Sikinos, que fica algumas dezenas de quilómetros a oeste.

A ilha, como todas as ilhas do arquipélago das Cíclades, é montanhosa e pobre em vegetação com costas íngremes e secas, mas também com inúmeras belas praias. As melhores são as da Mylopotas e Manganari. O ponto mais alto de Ios – o Monte Pyrgos – atinge 735 metros.

O centro principal da ilha è a vila de Hora, que está situada a uma curta distância para o interior do porto de Ormos, que está localizado no final da baía do mesmo nome na costa oeste de Ios.

A ilha é famosa por sua vida noturna e pelas suas praias. Há também alguns vestígios pré-históricos interessantes como o assentamento da idade de Bronze de Skarkos e as ruínas dum castelo veneziano em Paleocastro.

De acordo com uma antiga tradição Homero teria encontrado a morte e o sepultamento nesta ilha. É o autor da Ilíada e da Odisseia, cuja cabeça é retratada em moedas cunhadas na ilha. Além do turismo a agricultura e a pesca são as principais atividades.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM IOS

Ios é a ilha mais jovem e vital do Mar Egeu, frequentada durante o verão por uma maioria de jovens. A ilha é também conhecida por suas paisagens naturais de extraordinária beleza. As suas praias de areia são particularmente belas. Entre as mais belas praias destacamos: Mylopotas e Yialos perto de Chora, Agia Theodoti na costa leste, Psathi, Kalamas, Plakes, Tzamaria, Kolitsanoi, Koumbara e a bela Manganari.

Numa colina acima do pitoresco porto de Osmos com seus navios e os seus barcos encontra-se a vila principal Chora da ilha de Ios, considerada como uma das mais belas e típicas das Cíclades. É uma vila típica com casas brancas com telhados azuis, ruas estreitas e igrejas. Entre as igrejas são notáveis as igrejas de Aghia Ekaterini, Prodromos e Aghii Anarghiri. Chora tem também um interessante Museu Arqueológico e de Folclore.

O sítio arqueológico de Skarkos é um assentamento, que remonta à Idade de Bronze localizado numa colina perto de Kambos – a área mais fértil da ilha – um quilómetro ao nordeste do porto de Osmos e algumas centenas de metros para o norte de Chora (Hora). O assentamento de Skarkos remonta a um período entre 2700 e 2300 a.C. e foi provavelmente abandonado devido a um terramoto.

Entre os monumentos da ilha são as ruínas dum antigo aqueduto em Agia Theodoti, as ruínas dum antigo templo em Psathi, os restos de um castelo veneziano do século XV em Paleocastro e as ruínas duma torre helenística em Plakotos.

Em relação ao entretenimento as ruas estreitas do centro de Ios mudam na noite a aparência acolhendo milhares de jovens prontos para dançar em mais duma centena de bares, clubes e discotecas. A maioria deles oferecem entrada gratuita ou entrada gratuita com consumo obrigatório.

COMO CHEGAR A IOS

FERRIES: Sendo uma ilha desprovida de aeroporto – o mais próximo está localizado em Santorini – , a única maneira de alcançá-la é por mar com balsas chamando ao pequeno porto de Ormos.

A ilha de Ios está conectada com inúmeras ilhas das Cíclades. As mais importantes são Santorini (1 hora de balsa), Paros (2 horas e 40 minutos de balsa), Milos (2 horas e 40 minutos de balsa), Mykonos (1 horas e 30 minutos de balsa), Naxos (45 minutos de balsa), Folegandros (1 hora de ferry), Serifos (4 horas de balsa), Sifnos (3 horas de balsa) e Sikinos (25 minutos de balsa).

Da Grécia continental há balsas, que saem de Pireu a Ios. De Pireu as balsas precisam entre 4 e 8 horas para chegar a Ios. A duração da travessia depende das escalas.

VOOS: Se você vir a Santorini de avião você pode apanhar o ferry, que liga Santorini a Ios diariamente. A passagem do trecho de mar entre Santorini e Ios dura com os navios entre 40 minutos e 1 hora e 20 minutos.

O clima de Ios: quando ir.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com