Home / Ásia / Coreia do Norte / A Coreia do Norte: um país fechado em si mesmo
Tianchi, Montanhas Baitou, Coreia do Norte. Autor Bdpmax. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Tianchi, Montanhas Baitou, Coreia do Norte. Autor Bdpmax

A Coreia do Norte: um país fechado em si mesmo

A Coreia do Norte (Choson Minchu-Chui Inmin Konghwa-Guk/República Popular Democrática da Coreia) é uma república comunista no Extremo Oriente, localizada na parte norte da península coreana.

O país é banhado a leste pelo Mar do Japão e a oeste pelo Mar Amarelo, limitado a norte pela República Popular da China e pela Federação Russa e ao sul pela Coréia do Sul. A capital do país é a cidade de Pyongyang. Entre outras cidades importantes há Sineuiju, Cheongjin, Heungnam, Hamheung e Weonsan.

O território da Coreia do Norte é rico em florestas e montanhas. 80% do país é composto por montanhas e planaltos. Numerosas cadeias de montanhas atravessam o país do nordeste para o sudoeste. No norte do país situa-se a cordilheira de Changbai, que tem a montanha mais alta do país: O vulcão Baekdu com 2.744 m, que sobe ao longo da fronteira com a República Popular da China.

Na área central do país fica o planalto de Kaema e a cordilheira Taebaek, que corre paralelamente à costa do leste e continua no território da Coreia do Sul. A maioria dos rios da Coreia do Norte fluem para o oeste e deságuam no Mar Amarelo. O rio mais importante é o Amnok (Yalu), que corre ao longo da fronteira com a China.

Mapa da Coreia do Norte

Mapa da Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país rico em recursos minerais (carvão, ferro, chumbo, prata, ouro, magnesita, zinco, molibdênio, tungstênio) e em instalações industriais (siderurgia, metalurgia, química, energia e têxteis).

A pesca (anchova, atum e cavala) é importante e a agricultura desempenha um papel económico em segundo lugar (arroz, milho, trigo, soja, algodão, batata, frutas (maçãs, pêras, pêssegos) e tabaco. Um grande potencial poderia ter a silvicultura, sendo até agora poco explorada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 120.538 km²: Área arável 17%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 61%, terra inculta e improdutiva 21%
  • População: 23.300.000 (dados de 2007)
  • Capital: Pyongyang.
  • Língua oficial: A língua oficial é o coreano.
  • Religião: confissão budista 60%, chondoista 13%, confucionista, cristã, animista
  • Moeda: Won norte-coreano (KPW)
  • Fuso horário: UTC+9 horas
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem