Home / Oceania / Austrália / Alice Springs: uma cidade rica em cultura aborígine

Alice Springs: uma cidade rica em cultura aborígine

Alice Springs está situada ao longo do rio Todd – muitas vezes seco – nas montanhas do MacDonnell Range a 1.500 km ao norte de Adelaide e a 1.500 km ao sul de Darwin no centro do continente australiano. Em 1862 o explorador John McDouall Stuart passou por aqui à frente duma expedição (a sua terceira e última) através do centro da Austrália para o litoral norte.

Alice Springs foi chamada até os primeiros meses de 1930 pelo nome de Stuart. Em 1872 a cidade desenvolveu-se com a construção da linha de telégrafo (Overland Telegraph Line) entre Adelaide e Darwin. Uma década mais tarde (1887) na planície de Arltunga, localizada a 100 km a leste, o ouro foi descoberto. Esta descoberta causou um grande desenvolvimento de Alice Springs e em 1929 a construção da linha ferroviária entre Alice Springs e Adelaide foi concluída.

Alice Springs foi o nome dado à primeira estação de telégrafo do pequeno povoado europeu de Stuart no centro da Austrália. No dia 31 de agosto de 1933 a vila de Stuart foi rebatizada oficialmente Alice Springs. Hoje há 25.186 habitantes (censo de 2011), o que faz de Alice Springs o segundo maior assentamento do Território do Norte. Os aborígines australianos compõem 17% da população de Alice Springs.

O Alice Springs Desert Park introduz o visitante ao ambiente original do deserto australiano. Aqui pode ver os animais típicos do deserto: cangurus, emus, cobras, pássaros e peixes.

O QUE VER PERTO DE ALICE SPRINGS

Em torno de Alice Springs encontram-se os MacDonnell Ranges, uma série de cadeias de montanhas, situadas a leste e a oeste de Alice Springs. Estas montanhas são formadas por sulcos paralelos e contêm poças de água, desfiladeiros e uma fauna rica. As formações rochosas preservam pinturas aborígenes, importantes na tradição cultural dos aborígenes australianos.

STADLEY CHASM, West MacDonnell Ranges: Localizado a 50 km de Alice Springs, o Stadley Chasm é um desfiladeiro de arenito, esculpido pelas inundações. Essa erosão levou à formação dum desfiladeiro de 80 metros de profundidade. Uma trilha dá acesso ao canhão, onde pode ver alguns exemplos de animais selvagens como pássaros e wallabies.

SIMPSONS GAP, West MacDonnell Ranges National Park: Simpsons Gap está localizado a 20 km a oeste de Alice Springs. O lugar foi nomeado pelo agrimensor McMinn em 1871, quando estava explorando possíveis rotas para a Overland Telegraph Line. Em Simpsons Gap há também uma chance de ver wallabies das rochas.

O clima de Alice Springs.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com