Home / África / Madagáscar / Madagáscar: a ilha vermelha, a terra de contrastes
Morondava, Madagáscar. Author Frank Vassen. Licensed under the Creative Commons Attribution
Morondava, Madagáscar. Author Frank Vassen

Madagáscar: a ilha vermelha, a terra de contrastes

Madagáscar é uma grande ilha, localizada no Oceano Índico a 500 km a leste da costa africana de Moçambique. Madagáscar é a quarta maior ilha do mundo depois da Groenlândia, da Nova Guiné e do Bornéu. A capital do Estado é a cidade de Antananarivo, localizada no planalto interior a mais de 1.200 metros de altura.

O país é composto por faixas costeiras de baixa altitude mais ou menos profundas e por um planalto central, que eleva-se a alturas, que variam entre 800 e 1.800 metros. Encontra-se entre o Maciço Tsaratanana no norte, o maciço do Ankaratra com 2.643 metros no centro e o maciço de Ivakoany no sul. No norte do país no maciço de Tsaratanana há a montanha mais alta de Madagáscar, o Maromokotro, que atinge 2.876 metros acima do nível do mar. As costas de Madagascar são geralmente baixas e arenosas e são frequentemente franjadas de lagoas. Apenas nas partes do norte e do sul do país existem algumas baías profundas com costas altas e rochosas.

Provavelmente Madagáscar foi colonizado por seres humanos entre 350 a.C. e 550 d.C. Durante este período chegaram povos austronésios das ilhas da Indonésia. Por volta do século XI chegaram na ilha de Madagáscar populações étnicas Bantu do continente africano. A ilha foi descoberta por navegadores portugueses no início do século XVI e foi chamada deles Ilha de São Lourenço. No final do século XIX Madagascar tornou-se uma colónia francesa.

Mapa de Madagáscar

Mapa de Madagáscar

Madagáscar é uma ilha, que pertence ao continente africano, mas tem suas próprias características, tais como a população, provavelmente chegada da Indonésia. A fauna é muito diferente da África vizinha, que tem mais de semelhança com a fauna asiática. Isso é explicado pelos estudiosos pelo fato, que uma vez Madagáscar ficou juntado às ilhas indonésias como parte da Ásia no grande continente Gondwana.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 587.041 km²: terras aráveis 5%, prados e pastagens 41%, florestas e arbustos 40%, terras incultas e improdutivas 14%
  • População: 20.000.000 (2008)
  • Capital: Antananarivo
  • Língua oficial: Os idiomas oficiais são o malgaxe e o francês.
  • Religião: animista 48%, cristã 45% (católica 23% e protestante 22%), muçulmana 7%
  • Moeda: Ariary (MGA)
  • Fuso horário: UTC+3.
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem