A Bélgica (Koninkrijk België/Royaume de Belgique/Königreich Belgien) é um estado federal e uma monarquia constitucional parlamentar, composto por 3 regiões (Bruxelas-Capital, Flandres, Valónia) e três comunidades: a francófona (39%), a flamenga (60%) e a alemã (1%) com os seus próprios corpos representativos e autoridades executivas.
Faz parte da União Europeia. O país é limitado a norte pelos Países Baixos, a leste pela Alemanha e o Luxemburgo, ao sudoeste da França e está limitado a noroeste pelo Mar do Norte.
A Bélgica é um país com uma costa plana embainhada por uma faixa de dunas de areia, com planícies no interior (Flandres) ou baixas colinas (Brabante e Limburgo), a parte sudeste do país é formado por baixas colinas das Ardenas atingindo a maior elevação no Signal de Botrange com 694 m nos Altos Fagnes (Hohes Venn).
Os principais rios são o Escalda, que atravessa a Flandres, o rio Mosa, que serpenteia entre as montanhas das Ardenas com os seus afluentes Leie (Lys) e Sambre (Samber).
A Bélgica tem uma economia altamente desenvolvida. O país está posicionado no centro do comércio europeu entre a grande bacia industrial do Vale do Reno e o Mar do Norte. A indústria do país concentra-se na zona histórica de Flandres. Desde a Idade Média a área é a parte comercialmente mais importante do país. Mas indústrias importantes existem também na capital Bruxelas/Brussel/Bruxelles/Brüssel e nas cidades de Liège/Luik/Lüttich e Charleroi.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 30.528 km²
- População: 10.100.000
- Capital: Bruxelas
- Línguas oficiais: o Neerlandês, o Francês e o Alemão. O Neerlandês, vulgarmente conhecido como “Flamengo”, é falado na Flandres (região norte) e em Bruxelas, o francês na Valónia (região sul) e em Bruxelas e o alemão nos Cantões de Leste.
- Religião: Católicos (75-80%), Muçulmanos, Protestantes, Judeus.
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.