Home / Europa / Noruega / Noruega como chegar: Voos para a Noruega

Noruega como chegar: Voos para a Noruega

VOOS PARA A NORUEGA E AEROPORTOS

A Noruega é um país com vastas distâncias de vários milhares de quilómetros entre o norte e o sul do país, favorecendo um transporte aéreo desenvolvido. No país existem 50 aeroportos. Entre estes o aeroporto de Oslo Airport Gardermoen, localizado no subúrbio de Gardermoen a 47 km ao norte de Oslo, é o maior aeroporto da Noruega. A cidade de Oslo tem outros dois aeroportos internacionais: O Aeroporto de Oslo-Rygge (Moss Airport Rygge), que está localizado a 60 km ao sul de Oslo, e o aeroporto de Oslo-Torp (Sandefjord Airport Torp), localizado 118 km ao sul de Oslo. Outros grandes aeroportos internacionais da Noruega são os de: Bergen (Bergen Airport Flesland), Kristiansand (Kristiansand Airport Kjevik), Stavanger (Stavanger Airport Sola), Tromso (Tromsø Airport) e Trondheim (Trondheim Airport Værnes).

Várias companhias aéreas conectam Noruega com as principais cidades europeias. Entre as empresas, que operam voos entre Portugal e a Noruega são a companhia aérea de baixo custo Norwegian Air Shuttle dum lado e Scandinavian Airlines e TAP Portugal doutro lado.  O aeroporto, que tem voos diretos a partir de Portugal é o de Oslo-Gardermoen.

Vindo do Brasil deve usar voos para os principais aeroportos europeus como Paris, Londres, Madrid, Frankfurt, Amesterdão e de lá pegar um voo direto para a Noruega.

FERRY PARA A NORUEGA

A Noruega está ligada por balsa com todos os países vizinhos. Há balsas da Dinamarca, do Reino Unido, das Ilhas Faroé e da Islândia.

Transporte internacional: As principais rotas marítimas a partir do Reino Unido são geridas por Fjord Line e por DFDS Seaways, respectivamente, de Newcastle para Bergen (tempo de viagem – 25 horas e 30 minutos) e para Kristiansand (tempo de viagem – 19 horas). Ferries de Newcastle para Bergen via Stavanger são também operados por Fjord Line. Fjord Line opera também serviços de Bergen para Hanstholm (Dinamarca). The Smyril Line tem ligações de ferry de Bergen a Islândia (via as Ilhas Shetland e as Ilhas Faroé) no verão.

Transporte interno: Todas as cidades costeiras são servidas por balsas, aerobarcos e catamarãs. A famosa balsa postal Hurtigruten faz o serviço a partir de Bergen para Kirkenes na Finnmark. A viagem Bergen – Kirkenes – Bergen leva 11 dias.

COMBOIOS PARA A NORUEGA

Transporte internacional: A rede ferroviária da Noruega está conectada com a Suécia. Há duas linhas principais para a Suécia com comboios de dia e de noite a partir de Copenhaga, Estocolmo e Malmö.

Transporte interno: As ferrovias norueguesas (NSB) tém uma rede bem desenvolvida de linhas, que estendem-se de Kristiansand no sul até Bodø ao norte do Círculo Ártico. As linhas ferroviárias estendem-se por mais de 3.000 km na Noruega inteira. A maioria dos caminhos de ferro passam por uma paisagem cênica, que oferece uma vista panorâmica das montanhas, lagos, geleiras e fiordes. O mais famoso desses trechos ferroviários é o caminho de ferro de Bergen, que corre entre Oslo e Bergen sobre o planalto Hardangervidda, o teto da Noruega. Outras linhas ferroviárias espetaculares são o caminho de ferro Dovre entre Oslo e Trondheim com a sua ramificação Rauma entre Dombås e Åndalsnes, a cidade alpina ao longo do fiorde. O caminho de ferro de Flam e o caminho de ferro do Norte.

Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Geirangerfjord, Noruega. Autor Marco Ramerini

AUTOCARROS PARA A NORUEGA

Transporte internacional: Eurolines e National Express tém serviços de autocarros regulares a partir de muitas cidades europeias para a Noruega.

Transporte interno: Cada cidade, vila e aldeia da Noruega tem um serviço de autocarro local e existe uma extensa rede de autocarros, que liga todo o país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com