Home / Ásia / Jordânia / A Jordânia: cidades antigas e paisagens desérticas
Bandeira da Jordânia
Bandeira da Jordânia

A Jordânia: cidades antigas e paisagens desérticas

A Jordânia (Al-Mamlaka al-Urdunniya al-Hashimiya) é uma monarquia constitucional do Oriente Médio, que é limitada a norte pela Síria, ao nordeste pelo Iraque, a sudeste e sul pela Arábia Saudita, a oeste por Israel e ao sudoeste é banhada pelo Golfo de Aqaba. A cidade mais importante é a capital Amman/Amã.

A Jordânia é composta por um território árido, formado em parte por um planalto com uma altitude entre 600 e 900 metros e na maior parte pelo deserto da Síria, que estende-se para o leste até a fronteira com o Iraque.

Ao longo da fronteira com Israel encontra-se o Vale do Jordão e a depressão do Mar Morto, um lago de sal com alta salinidade, que é a depressão máxima do planeta Terra, que está localizada 420 metros debaixo do nível do mar. A região sul do país é caracterizada por profundos canhões e montanhas escarpadas, que atingem 1.854 metros no Jabal Umm ad Dami, a montanha mais alta da Jordânia. O único rio do país é o rio Jordão.

A economia do país é uma economia pobre. A agricultura é de subsistência. São cultivados principalmente cereais (trigo, cevada, sorgo e milho), lentilhas, feijão, batatas, bananas, maçãs, tomates, cebolas, frutas cítricas (laranjas, tangerinas, toranjas, limões), tabaco, figos, uvas, azeitonas e tâmaras.

Uma certa importância é revestida da criação (ovinos e caprinos). Entre os recursos minerais existem fosfatos e o recurso principal do país são potássio e cobre. A indústria é baseada na transformação de produtos agrícolas locais e na indústria têxtil. Uma fonte importante de riqueza é a indústria de turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 89.342 km²: Área arável 5%, prados e pastagens 9%, florestas e bosques 1%, terra inculta e improdutiva 85%
  • População: 5.924.000 (dados de 2007)
  • Capital: Amman/Amã
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: muçulmana 92%, cristã 6%
  • Moeda: Dinar jordano (JOD)
  • Fuso horário: UTC+2 horas (verão UTC+3 horas)

Booking.com