Home / Europa / Macedónia / Macedónia: mosteiros ortodoxos e montanhas

Macedónia: mosteiros ortodoxos e montanhas

A Macedónia (Republika Makedonija) é uma pequena república parlamentar situada no sul dos Bálcãs. O país tem fronteiras comuns ao norte com a Sérvia, a leste com a Bulgária, ao sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. A Macedónia não tem acesso ao mar. O país tornou-se independente em 1991 com a dissolução da Iugoslávia. As cidades principais são a capital Skopje, Bitola, Štip e Kumanovo.

Geograficamente o território da Macedónia é muito desigual. Principalmente formado por montanhas, a cena alterna entre serras escarpadas e grandes bacias onde fluem numerosos rios. No centro do país no maior vale corre o rio Vardar, que atravessa a capital Skopje e também flui por território grego sob o nome de Axios antes de desaguar no Golfo de Salónica/Thermaikos do Mar Egeu.

As montanhas compõem cerca de 80% do território da Macedónia. As montanhas da Macedónia são formadas por três grandes cadeias de montanhas. As montanhas de Šar, que se estendem ao longo da fronteira norte-ocidental com a Sérvia e ao longo da fronteira albanesa são as montanhas mais altas do país. Nas montanhas Šar a montanha mais alta é o Vrv Titov com 2.747 metros, enquanto a montanha mais alta da Macedónia é o Monte Korab com 2.764 metros na fronteira com a Albânia.

Ao sul na fronteira com a Grécia existe a serra de Vardar/Pelagonia, que faz parte dos Alpes Dináricos. A montanha mais alta desta cadeia é o Monte Pelister nas montanhas Baba, que chega a 2.601 metros. Para o leste na fronteira com a Bulgária encontram-se as montanhas Osogovo-Belasica, que fazem parte da cadeia de montanhas de Ródope. Estas montanhas excedem dois mil metros de altura. O seu pico mais alto é o Monte Ruen com 2.251 metros. Quase no centro do país é a serra da Jakupica, cuja montanha mais alta é o Monte Solunska Glava com 2.540 metros, que é a quarta montanha mais alta da Macedónia.

No sudoeste na fronteira com a Albânia e a Grécia o território macedónio tem dois grandes lagos: o Lago Ohrid e o Lago Prespa, enquanto no sudeste na fronteira com a Grécia há o pequeno Lago Dojran.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 25.713 km²
  • População: 2.040.000: macedónios 66,4%, albaneses 23,1%, turcos 3,9%, romenos 2,3%, sérvios 1,9%
  • Capital: Skopje
  • Língua: A língua oficial é o macedónio, uma língua eslava que é escrita com caracteres cirílicos. O albanês se espalhou como a língua do maior grupo de minoria étnica. Outras línguas são o inglês e o servo-croata.
  • Religião: A principal religião é a ortodoxia cristã 66,6%. Os albaneses e a minoria turca são maioritariamente muçulmanos 30,1%. Os católicos são poucas e na maioria de étnia albanesa ou estrangeiros.
  • Moeda: Dinar Macedónio (MKD)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: