Home / Europa / Espanha / Ávila: as mais belas muralhas medievais em Espanha

Ávila: as mais belas muralhas medievais em Espanha

Ávila com 50.000 habitantes, uma das jóias da Espanha medieval, está localizada a uma altura de 1128 metros acima do nível do mar na região de Castela e Leão numa área rochosa no sopé da Serra de Guadarrama e Serra de Gredos na margem direita do rio Adaja, um afluente do Douro.

Fundada no século XI para proteger os territórios espanhóis dos árabes, Ávila é famosa por suas muralhas quase intactas e também porque era o lar dum das maiores santas do catolicismo – a Santa Teresa de Ávila – e do Grande Inquisidor Torquemada.

A Cidade Antiga de Ávila com as suas Igrejas Extra Muros faz parte dos locais protegidos pela UNESCO como património mundial.desde 1985.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ÁVILA

As fortificações maciças de Ávila dos séculos XI-XIV são as muralhas melhor preservadas de toda a Espanha. A muralha em forma de quadrado estende-se por mais de 2,5 km de comprimento, 12 metros de altura e 3 metros de espessura com 88 torres semicirculares e nove portões, que são a Puerta del Alcázar, a Puerta del Peso de la Harina, a Puerta de San Vicente, a Puerta del Mariscal, a Puerta del Carmen, a Puerta del Adaja, a Puerta de la Malaventura, a Puerta de la Santa e a Puerta del Rastro.

A visão geral da cidade com suas muralhas é um espectáculo para ver de dia e de noite. O melhor lugar para uma visão completa é a partir do miradouro das Cuatro Postes ao longo da estrada para Salamanca. Mas as atrações de Ávila não são apenas representado por suas muralhas.

O itinerário da visita da cidade pode começar a partir da Puerta del Alcazar, a partir da qual alcança a igreja gótica-românica de San Salvador do século XII-XIV, um edifício enorme com três naves, onde a abside românica está incorporada na fortaleza e age como uma torre com ameias e mísulas nas muralhas. Vale a pena de ver: O portal barroco da fachada oeste e o portal do lado esquerdo dos Apóstolos do séc. XIV, a Capilla Mayor com um retábulo notável com cenas da vida de Cristo, o Museu Capitular com uma pintura de El Greco e o claustro gótico do século XIV. Ao lado da Puerta de la Santa é o Convento de Santa Teresa do século XVII, construído no local da casa de Santa Teresa com o adjacente Museo de Recuerdos Teresianos.

Na Plaza Mayor, uma praça com arcadas, fica a igreja de San Juan do final do século XV, a pia batismal de Santa Teresa e a Igreja gótica de Mosén Rubí. Entre os edifícios civis no interior das muralhas são para relatar o Palácio Episcopal do século XVII, a Casa del Conde de Oñade do século XV com uma torre em apuros, a Casa de Superunda e a Casa de los Almarza do século XVI e o Palacio de los Velada com um pátio de três andares de galerias, o Palácio de las Aguilas, a Casa de Deanes do século XVI, a Casa dos Dávila, o Palácio de Valderrábanos do século XV, o Palacio de los Verdugo dos séculos XV e XVI e sobretudo o Palácio de Guzmanes com a torre mais bela da cidade: o Torreón de los Guzmanes.

Entre a arquitetura religiosa está localizada fora dos muros na zona leste da cidade: A Igreja de San Pedro dos séc. XI-XIV, que é considerada uma dos melhores exemplos do românico castelhano. Sua fachada tem uma bela rosácea e dentro há uma pia batismal do século XII. Doutro lado a basílica de San Vicente dos séculos XI-XIV representa um marco na transição para o estilo gótico. A igreja tem um portal e um pórtico gótico, enquanto no interior há três naves. São os monumentos funerários de San Vicente e irmãs do século XII. Outras curiosidades são o mosteiro de Santo Tomás do século XV e a residência de verão dos Reis Católicos, uma igreja gótica com o túmulo de mármore do príncipe Juan, filho de Fernando e Isabel, por D. Fancelli de 1502. Os claustros são interessantes também: Os claustros de los Novicios do século XV, o claustro do Silêncio e o claustro renascentista de los Reyes. Nos arredores da cidade é o Mosteiro de la Encarnación de 1499, onde Santa Teresa tomou seus votos e viveu por 28 anos.

Perto da cidade de Ávila pode visitar a Serra de Gredos com atividades como o desporto de inverno, a caça, a pesca e a escalada de montanha, que atinge a sua altura máxima com o monte Almanzor de 2.590 metros. O principal centro da área é Arenas de San Pedro, onde pode visitar uma igreja gótica, um castelo e um convento. Na estrada para San Martin fica Valdeiglesia com um castelo do século XV e os chamados Toros de Guisando, touros em pedra, possivelmente da Idade do Ferro do século II a.C.

O clima de Avila.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com