Home / Ásia / Azerbaijão / O Azerbaijão: várias paisagens naturais e vestígios históricos valiosos

O Azerbaijão: várias paisagens naturais e vestígios históricos valiosos

O Azerbaijão (Azarbaijchan Respublikasi) é uma república presidencial do centro-sul da Ásia, situada no Cáucaso do Sul. O país faz fronteira a oeste com a Arménia e a Geórgia, a norte com a Rússia, a sul com o Irão, enquanto que no leste é banhado pelo Mar Cáspio. O Azerbaijão tem Baku como capital.

São parte do território do Azerbaijão também a província autónoma de Nagorni-Karabakh e a república autónoma de Nakhichevan, encerrada entre a Arménia, o Irão e a Turquia e separada do resto do Azerbaijão por uma faixa de território arménio.

O território do Azerbaijão é em grande parte montanhoso. Existem três cadeias principais de montanhas, que atravessam o país. Para o norte em parte ao longo da fronteira com a Rússia encontram-se as montanhas do Cáucaso Grande, onde fica a montanha mais alta do país: O Monte Bazardüzü Dağı com 4.485 metros. A oeste ao longo da fronteira com a Arménia fica a cadeia do Cáucaso Menor. Entre as duas cadeias de montanhas encontram-se o vale do rio Kur, o principal rio do país, que deságua no Mar Cáspio. No extremo sul ao longo da fronteira com o Irão existem as Montanhas Talysh.

A economia do Azerbaijão é baseada na mineração e no refino de hidrocarbonetos, devida aos depósitos ricos de petróleo e de gás natural do país. Considerável importância tem também a agricultura (arroz, cereais, algodão, tabaco, frutas, chá, frutas cítricas, milho) e a pecuária (bovinos e ovinos).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 86.600 km²:Área arável 23%, prados e pastagens 25%, florestas e arbustos 11%, terra inculta e improdutiva 41%
  • População: 8.600.000 (dados de 2008) – azeris 87%, talysh 5%, lezguianos 2%, russos 1,7%, armênios 1,5%
  • Capital: Baku.
  • Língua oficial: A língua oficial é o azeri. O russo é conhecido.
  • Religião: crença muçulmana 95% (xiita 80% e sunita 15%), confissão cristã ortodoxa 3%
  • Moeda: Manat azeri (AZN)
  • Fuso horário: UTC+4 horas, verão UTC+5 horas