Home / Europa / Espanha / Burgos: uma majestosa catedral gótica e uma bela cidade medieval

Burgos: uma majestosa catedral gótica e uma bela cidade medieval

Burgos com 170 mil habitantes é uma cidade no noroeste da Espanha na região de Castela e Leão. A história de Burgos começa no ano de 884, quando Diego Porcelos segundo o conde de Castela repovoou a área com a intenção de formar um baluarte contra as invasões contínuas árabes.

Deste período datam as ruínas do Castillo de Burgos, que a partir do topo duma colina domina a cidade. Localizado no Caminho de Santiago e sendo uma cidade de fronteira, Burgos tornou-se um importante centro de Castela. Em 1075 tornou-se sede dum bispo. O auge da cidade ocorreu entre os séculos XIII e XVI.

Testemunho da importância, que Burgos houve nesse período, são as importantes obras de arte na cidade. As mais importantes são: A catedral gótica, o Mosteiro de las Huelgas e o mosteiro de Miraflores (Cartuja de Miraflores).

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BURGOS

A bela catedral gótica de Burgos foi declarada um Património Mundial pela UNESCO em 1984. A igreja foi construída entre os séculos XIII e XVI. A sua arquitetura representa toda a história da arte gótica e em seu interior são obras interessantes de pintura, capelas, túmulos e vitrais.

A catedral, iniciada em 1221 por ordem de Fernando III, o Santo, e pelo Bispo Maurício, tem influências francesas, enquanto as torres de Juan de Colónia (Hans von Koln) datam do século XV. Foram inspiradas pelo gótico alemão. Atrás do altar encontra-se a magnífica Capilla del Condestable de 1486 com estátuas funerárias do século XVI. A catedral de Burgos é também o lugar do enterro de Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, o guerreiro herói do século XI.

Além da Catedral Burgos possui monumentos religiosos mais do que qualquer outra cidade espanhola com exceção de Toledo. É de notar: a igreja de San Esteban, a igreja de San Gil, a igreja de San Nicolás, a igreja de Santa Agueda, a igreja de Santa María la Real y Antígua e o Conjunto monumental da Plaza de San Juan.

Entre a arquitectura civil da cidade dos séculos XV-XVI são dignos de nota: a Casa del Cordón, a Casa de Miranda, o Hospital de San Juan e o Hospital de la Concepción, o Arco de San Esteban, o Arco de Santa Maria, o Castillo do século IX e as muralhas medievais, o Palácio da Capitania, o Palácio de Castilfalé e o Palácio de la Diputación.

O Mosteiro de las Huelgas nos arredores da cidade foi começado em 1187 a mando do rei Alfonso VIII. Seu estilo é uma mistura de gótico e bizantino. Os claustros são muito bonitos. O mosteiro foi dedicado a servir como Panteão Real. Perto do mosteiro fica o Hospital del Rey, também fundado por Alfonso VIII.

Três quilómetros do centro da cidade está localizada a Cartuja de Miraflores, um mosteiro construído por Juan de Colónia entre 1454 e 1488. No seu interior há o mausoléu de mármore do rei Juan II e de sua esposa Isabel de Portugal, uma obra de Gil de Siloé.

A apenas 16 km de Burgos fica um sítio registrado em 2000 na lista do património mundial da UNESCO:  O sítio arqueológico de Atapuerca. As grutas da Serra de Atapuerca contém ricos depósitos de fósseis humanos, que datam de um milhão de anos atrás e são a descoberta mais antiga e mais abundante da presença humana na Europa.

O clima de Burgos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com