Home / Europa / Espanha / Madrid: a capital da Espanha, onde a cultura e o entretenimento misturam-se
Palacio Real, Plaza de Oriente, Madrid, Espanha. Author Turismo Madrid Consorcio Turistico. Licensed under the Creative Commons Attribution
Palacio Real, Plaza de Oriente, Madrid, Espanha. Author Turismo Madrid Consorcio Turistico

Madrid: a capital da Espanha, onde a cultura e o entretenimento misturam-se

Madrid, capital da Espanha, está localizada quase no centro da Península Ibérica e está entre as mais elevadas capitais europeias situada a 668 metros acima do nível do mar do planalto da Meseta. Centro industrial do país juntamente com Barcelona, a capital é também a cidade mais populosa da Espanha com uma população de 3.230.000 habitantes e 5.560.000 na área urbana. Madrid foi escolhida por Filipe II em 1561 como a capital da Espanha em lugar de Toledo. Nos últimos anos a cidade tem tido um notável desenvolvimento em infra-estrutura e em suas ofertas culturais. Tem importantes museus, o mais famoso dos quais sendo o Museu do Prado.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE MADRID

Entre as principais atrações de Madrid são o Palácio Real, a Puerta del Sol, a vizinha Plaza Mayor, onde todos os fins de semana tem lugar o mercado de numismática e na época de Natal o mercado de Natal, o Parque del Buen Retiro, o Teatro Real, a Plaza de Colón com o monumento a Cristóvão Colombo, o Museu do Prado, que abriga uma das coleções de arte mais importantes do mundo, incluindo “Las Meninas” de Diego Velázquez, “La Maja Vestida” e “La Maja Desnuda” de Francisco de Goya e obras-primas de Botticelli, Caravaggio, El Greco, Artemisia Gentileschi, Rembrandt, Peter Paul Rubens e outros.

Plaza de Castilla, Madrid, Espanha. Author Lucia Uccellatore. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Plaza de Castilla, Madrid, Espanha. Author Lucia Uccellatore

Valem a pena de visitar o Museu Thyssen-Bornemisza, uma galeria importante de arte, o Centro de Arte Reina Sofía, um museu de arte moderna, onde é o quadro famoso “Guernica” de Pablo Picasso, o Museu Arqueológico Nacional de España, o Mosteiro das Descalzas Reales, o Mosteiro de la Encarnación, o Museo de Ciencias Naturales, o Museo Nacional del Ferrocarril e o Museu Municipal. Nas proximidades da cidade há: o palácio-mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, declarado Património Mundial da UNESCO, a Santa Cruz del Valle de los Caídos e as cidades de Toledo, Segóvia, Ávila e Aranjuez.

A cidade de Madrid é particularmente conhecida por sua vida noturna ou movida madrilenha e por seus bares e discotecas. Uma das áreas mais importantes da vida noturna da cidade está localizada no “Barrio de las Letras” no centro ao redor da praça de Santa Ana e das ruas Huertas e Echegaray. Outras áreas animadas são o bairro de Malasaña com um público jovem da escena alternativa e o bairro Lavapiés, uma área multi-étnica, onde a música é tocada até o amanhecer.

Madrid, Espanha. Author Wenjie, Zhang A Certain...(trioptikmal). Licensed under the Creative Commons Attribution

Madrid, Espanha. Author Wenjie, Zhang A Certain…(trioptikmal)

COMO MOVER-SE:  METRO E TRANSPORTE URBANO EM MADRID

A cidade de Madrid tem uma das maiores e mais extensas linhas de metro do mundo (Metro de Madrid). Adicionando a linha, que serve os subúrbios do sudoeste, a chamada “Metrosur”, o Metro de Madrid é agora o segundo maior sistema de metro da Europa, perdendo apenas para o metro de Londres. A rede baseada em Madrid estende-se por mais de 310 km. O metro tem 316 estações e 13 linhas.

A área em torno de Madrid é também servida por uma extensa rede de transporte ferroviário, chamado “Cercanias”. Há também uma rede de autocarros operada pela Empresa Municipal de Transportes.

Aeroporto em Madrid, Espanha. Autor Diego Delso. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Aeroporto em Madrid, Espanha. Autor Diego Delso

COMO CHEGAR: VOOS PARA MADRID

O aeroporto de Madrid é o de Madrid Barajas International Airport (IATA: MAD), localizado na parte nordeste da cidade. Este aeroporto é o maior aeroporto da Espanha e um dos mais importantes da Europa e do mundo. O Aeroporto de Madrid está ligado por voos frequentes com todos os principais aeroportos europeus e com muitos não-europeus.

O clima de Madrid.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: