Home / Europa / Espanha / Madrid: a capital da Espanha, onde a cultura e o entretenimento misturam-se

Madrid: a capital da Espanha, onde a cultura e o entretenimento misturam-se

Madrid, capital da Espanha, está localizada quase no centro da Península Ibérica e está entre as mais elevadas capitais europeias situada a 668 metros acima do nível do mar do planalto da Meseta. Centro industrial do país juntamente com Barcelona, a capital é também a cidade mais populosa da Espanha com uma população de 3.230.000 habitantes e 5.560.000 na área urbana. Madrid foi escolhida por Filipe II em 1561 como a capital da Espanha em lugar de Toledo. Nos últimos anos a cidade tem tido um notável desenvolvimento em infra-estrutura e em suas ofertas culturais. Tem importantes museus, o mais famoso dos quais sendo o Museu do Prado.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE MADRID

Entre as principais atrações de Madrid são o Palácio Real, a Puerta del Sol, a vizinha Plaza Mayor, onde todos os fins de semana tem lugar o mercado de numismática e na época de Natal o mercado de Natal, o Parque del Buen Retiro, o Teatro Real, a Plaza de Colón com o monumento a Cristóvão Colombo, o Museu do Prado, que abriga uma das coleções de arte mais importantes do mundo, incluindo “Las Meninas” de Diego Velázquez, “La Maja Vestida” e “La Maja Desnuda” de Francisco de Goya e obras-primas de Botticelli, Caravaggio, El Greco, Artemisia Gentileschi, Rembrandt, Peter Paul Rubens e outros.

Valem a pena de visitar o Museu Thyssen-Bornemisza, uma galeria importante de arte, o Centro de Arte Reina Sofía, um museu de arte moderna, onde é o quadro famoso “Guernica” de Pablo Picasso, o Museu Arqueológico Nacional de España, o Mosteiro das Descalzas Reales, o Mosteiro de la Encarnación, o Museo de Ciencias Naturales, o Museo Nacional del Ferrocarril e o Museu Municipal. Nas proximidades da cidade há: o palácio-mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, declarado Património Mundial da UNESCO, a Santa Cruz del Valle de los Caídos e as cidades de Toledo, Segóvia, Ávila e Aranjuez.

A cidade de Madrid é particularmente conhecida por sua vida noturna ou movida madrilenha e por seus bares e discotecas. Uma das áreas mais importantes da vida noturna da cidade está localizada no “Barrio de las Letras” no centro ao redor da praça de Santa Ana e das ruas Huertas e Echegaray. Outras áreas animadas são o bairro de Malasaña com um público jovem da escena alternativa e o bairro Lavapiés, uma área multi-étnica, onde a música é tocada até o amanhecer.

COMO MOVER-SE:  METRO E TRANSPORTE URBANO EM MADRID

A cidade de Madrid tem uma das maiores e mais extensas linhas de metro do mundo (Metro de Madrid). Adicionando a linha, que serve os subúrbios do sudoeste, a chamada “Metrosur”, o Metro de Madrid é agora o segundo maior sistema de metro da Europa, perdendo apenas para o metro de Londres. A rede baseada em Madrid estende-se por mais de 310 km. O metro tem 316 estações e 13 linhas.

A área em torno de Madrid é também servida por uma extensa rede de transporte ferroviário, chamado “Cercanias”. Há também uma rede de autocarros operada pela Empresa Municipal de Transportes.

COMO CHEGAR: VOOS PARA MADRID

O aeroporto de Madrid é o de Madrid Barajas International Airport (IATA: MAD), localizado na parte nordeste da cidade. Este aeroporto é o maior aeroporto da Espanha e um dos mais importantes da Europa e do mundo. O Aeroporto de Madrid está ligado por voos frequentes com todos os principais aeroportos europeus e com muitos não-europeus.

O clima de Madrid.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com