Home / Ásia / Maldivas / Maldivas: um turismo alternativo e de baixo custo

Maldivas: um turismo alternativo e de baixo custo

As Maldivas são conhecidas como um destino de elite onde os turistas vão para uma ilha resort e passam quase todo o seu tempo neste resort, até mesmo fazendo passeios de um dia para admirar os belos cenários das ilhas. Às vezes, as excursões também incluem uma visita a uma aldeia de pescadores. Portanto, a experiência com os moradores e a cultura local é reduzida a relacionamentos com funcionários do hotel e pouco mais.

UMA ESTADIA ALTERNATIVA

Uma forma diferente de visitar as Maldivas é, sem dúvida, hospedar-se em uma pequena pousada ou guest house administrada pelos habitantes locais. Desde que o governo das Maldivas abriu a possibilidade de pensões em ilhas habitadas, removendo a proibição que limitava o turismo apenas a resorts em ilhas desabitadas, muitas estruturas surgiram adequadas para o turismo menos rico e de baixo custo. A maioria dessas estruturas estão localizadas na região de Malé, mas algumas estão presentes em outras ilhas habitadas.

ALGUMAS REGRAS BÁSICAS

Se você decidir experimentar este tipo de estrutura, obviamente existem prós e contras. Você terá a oportunidade de viver sua experiência em contato próximo com a população local. Conhecer seus costumes e hábitos ou participar de suas atividades diárias. Observar as crianças enquanto brincam e interagem com os habitantes. Mas você também terá que se adaptar para respeitar suas tradições. Por ser um país muçulmano, isso se traduz em atenção aos costumes e tradições da comunidade local. A ausência de álcool e carne de porco, bem como a atenção para se vestir adequadamente pelas mulheres, são provavelmente as principais coisas de que você terá de abandonar.

Este tipo de estrutura é muito variado, você pode encontrar pequenas pousadas semelhantes a hotéis boutique, como estruturas básicas ou bed and breakfast. No entanto, muitos permitem que você faça quase as mesmas atividades oferecidas por resorts de luxo, como excursões às ilhas próximas, mergulho com snorkel, mergulho e esportes aquáticos.

Estas estruturas permitem a visita das Maldivas mesmo a quem viaja com um orçamento limitado e com uma mochila ao ombro. Os preços são, de fato, consideravelmente mais baixos do que nos resorts. Mas uma estadia neste tipo de estruturas também pode ser interessante para quem pretende, numa viagem, olhar para o aspecto cultural e conhecer as pessoas que vivem no país visitado. Nos últimos anos, o Conselho de Turismo das Maldivas parece estar se concentrando fortemente na promoção do turismo local e das pensões. Pretende-se diversificar a economia do país e promover o turismo nas Maldivas de forma alternativa.

ONDE ESTÃO AS POUSADAS?

De acordo com o Ministério do Turismo, atualmente existem 600 pousadas abertas nas Maldivas.

As pousadas atualmente em operação são as seguintes:
138 pousadas em 9 ilhas do Atol Kaafu
71 pousadas em 7 ilhas do Atol Alif Alif
37 pousadas em 8 ilhas do Atol Alif Dhaal
24 pousadas em 4 ilhas do Atol Vaavu
12 pousadas em 5 ilhas do Atol Baa
9 pousadas em 1 ilha do Atol de Gnaviyani
6 pousadas em 3 ilhas do Atol Seenu
6 pousadas em 2 ilhas do Atol Haa Alif
2 pousadas em 1 ilha do Atol Haa Dhaal
1 pousada no Atol Shaviyani
1 pousada no Atol Noonu
2 pousadas em 1 ilha do Atol de Laamu
1 pousada no Atol Faafu
1 pousada no Atol de Thaa
2 pousadas em 2 ilhas do Atol Gaaf Dhaal

Booking.com