Home / América do Sul / Brasil / Estado do Rio de Janeiro: praias tropicais e montanhas

Estado do Rio de Janeiro: praias tropicais e montanhas

O Estado do Rio de Janeiro, apesar de ser pequeno, é um dos mais desenvolvidos e populosos do Brasil. O território do Estado está localizado ao longo da costa do Oceano Atlântico. O litoral se estende por mais de 600 km e é pontilhado com baías, como a de Guanabara, onde fica a cidade do Rio de Janeiro. Outras baías são as de Sepetiba e da Ilha Grande.

Para o norte do Rio de Janeiro estão localizados ao longo da costa inúmeras lagoas. Entre estas a maior é a Lagoa Feia e entre Rio e Cabo Frio são as lagoas de Araruama, Saquarema e Maricá. Existem várias ilhas que pontilham a costa. Estão especialmente ao sul da cidade nas baías de Ilha Grande e de Paraty. A Ilha Grande é a maior ilha do Estado.

Rio de Janeiro é limitado a nordeste pelo Estado do Espírito Santo, ao norte e ao oeste pelo Estado de Minas Gerais e ao sul-oeste pelo Estado de São Paulo. O rio mais importante é o Rio Paraíba do Sul, que atravessa a parte norte do Estado.

A maior parte do interior do Estado do Rio de Janeiro é composto por planaltos e zonas de montanha, enquanto ao longo da costa a terra é predominantemente plana. Mas há várias cadeias de montanhas, que chegam ao mar.

As áreas debaixo de 250 metros acima do nível do mar fazem parte da chamada Baixada Fluminense. São geralmente planas. As áreas de mais de 250 metros acima do nível do mar são parte da área do planalto, quer dizer do Planalto ou Serra Fluminense. Aqui está a Serra do Mar, que faz parte da Serra dos Órgãos, que atinge altitudes acima de 2.000 metros com a Pedra do Sino de 2.263 metros. O Pico Maior de Friburgo é o ponto mais alto da Serra do Mar com uma altitude de 2.316 metros.

Para o sul-oeste na fronteira com os Estados de Minas Gerais e São Paulo sobe a Serra da Mantiqueira, onde no maciço de Itatiaia na fronteira com Minas Gerais fica o Pico das Agulhas Negras com 2.791 metros, que é a montanha mais alta do Estado do Rio de Janeiro.

A economia do Estado é baseada na indústria. O Estado do Rio de Janeiro é a segunda maior economia entre os Estados brasileiros imediatamente após o Estado de São Paulo. A cidade do Rio é o principal destino turístico do Brasil.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 43.696 km²
  • População: 15.993.583 (situação em 2010): brancos 54,5%, pardos 32,4%, pretos 12,6%, amarelos e indígenas 0,4%
  • Capital: Rio de Janeiro
  • Fuso horário: UTC-3,  no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM RIO DE JANEIRO

Booking.com