Home / América do Sul / Brasil / Carnaval do Brasil: a festa mais popular e mais conhecida do país
Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil. Autor Alan Betensley. No Copyright
Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil. Autor Alan Betensley

Carnaval do Brasil: a festa mais popular e mais conhecida do país

A festa mais popular e mais conhecida do Brasil é o famoso Carnaval (Carnaval do Brasil). Uma festa ligada à Páscoa e ao período da Quaresma. Carnaval tem lugar ao longo de quatro dias entre sexta-feira e terça-feira antes da quarta-feira de Cinzas. O fim do Carnaval marca o início da Quaresma, que é o período de penitência de duração de 40 dias antes da Páscoa.

A celebração do Carnaval tem uma origem histórica e suas raízes podem ser encontradas na festa pagã de Saturnalia, um ciclo de festas da religião romana, que estava ligado ao deus Saturno, o deus romano da agricultura, o deus da abundância e da fecundidade. Nos dias da Saturnália era subvertido a ordem social e os escravos podiam comportar-se como homens livres. O antigo festival pagão, adaptado ao catolicismo, tornou-se num curto período de celebração para despedir-se das coisas ruins e renovar-se com a Quaresma através do jejum e do arrependimento. A palavra “carnaval” vem da palavra latina “carnis levale”, que significa “adeus à carne” para indicar o fato de que no final dos dias de Carnaval começarão os dias de jejum e de penitência da Quaresma, período durante o qual os cristãos tradicionalmente abstevem-se de comer carne e aves.

Gaviões da Fiel, Carnaval de São Paulo, Brasil. Autor Sérgio (Savaman) Savarese. Licensed under the Creative Commons Attribution

Gaviões da Fiel, Carnaval de São Paulo, Brasil. Autor Sérgio (Savaman) Savarese

O Carnaval do Brasil é uma parte importante da cultura brasileira e esta festa é a mais sentida pelas pessoas, que saem às ruas para dançar e comemorar. A origem histórica desta feira no Brasil remonta a 1641, quando Portugal libertou-se do domínio espanhol e a coroação do novo rei D. João IV de Portugal teve lugar o dia 15 de dezembro de 1640. Foi celebrada nas ruas do Rio de Janeiro com procissões musicais chamadas “préstitos”.

Carnaval é hoje o maior evento cultural do Brasil: Ritmo, participação e costumes variam de região para região do país. O carnaval mais conhecido e o mais famoso do mundo é o do Rio de Janaeiro, mas todas as cidades do país tem o seu Carnaval próprio. Nelas muitas vezes são organizadas grandes desfiles liderados por escolas de samba e o público observa os desfiles em sambódromos especiais e em muitos lugares há desfiles, que permitem a participação do público, sobretudo no Nordeste do Brasil, onde o Carnaval é também influenciado pela cultura afro-brasileira. Aqui desfilam grupos organizados pelas ruas e a multidão interage diretamente com eles.

Bloco dos Bonecões no Pelourinho, Carnaval em Salvador, Bahia, Brasil. Autor Fabio Rodrigues Pozzebom. Licensed under the Creative Commons Attribution

Bloco dos Bonecões no Pelourinho, Carnaval em Salvador, Bahia, Brasil. Autor Fabio Rodrigues Pozzebom

A música típica do Carnaval varia de cidade para cidade: No Sudeste do país e especialmente na cidade do Rio de Janeiro domina o samba em suas variantes: Samba-enredo, samba de bloco, samba de embalo e marchinha. No Nordeste e particularmente em Pernambuco e na Bahia os gêneros musicais são o frevo, maracatu, samba-reggae e a música Axé. O período de Carnaval torna-se um dos mais movimentados períodos do ano pelos turistas do mundo inteiro, reunindo-se no Rio de Janeiro, em Salvador, Fortaleza, Recife e outras cidades brasileiras para apreciar as cores e as celebrações deste evento espetacular da cultura e do folclore do Brasil.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem