Home / América do Sul / Brasil / Carnaval do Brasil: a festa mais popular e mais conhecida do país

Carnaval do Brasil: a festa mais popular e mais conhecida do país

A festa mais popular e mais conhecida do Brasil é o famoso Carnaval (Carnaval do Brasil). Uma festa ligada à Páscoa e ao período da Quaresma. Carnaval tem lugar ao longo de quatro dias entre sexta-feira e terça-feira antes da quarta-feira de Cinzas. O fim do Carnaval marca o início da Quaresma, que é o período de penitência de duração de 40 dias antes da Páscoa.

A celebração do Carnaval tem uma origem histórica e suas raízes podem ser encontradas na festa pagã de Saturnalia, um ciclo de festas da religião romana, que estava ligado ao deus Saturno, o deus romano da agricultura, o deus da abundância e da fecundidade. Nos dias da Saturnália era subvertido a ordem social e os escravos podiam comportar-se como homens livres. O antigo festival pagão, adaptado ao catolicismo, tornou-se num curto período de celebração para despedir-se das coisas ruins e renovar-se com a Quaresma através do jejum e do arrependimento. A palavra “carnaval” vem da palavra latina “carnis levale”, que significa “adeus à carne” para indicar o fato de que no final dos dias de Carnaval começarão os dias de jejum e de penitência da Quaresma, período durante o qual os cristãos tradicionalmente abstevem-se de comer carne e aves.

O Carnaval do Brasil é uma parte importante da cultura brasileira e esta festa é a mais sentida pelas pessoas, que saem às ruas para dançar e comemorar. A origem histórica desta feira no Brasil remonta a 1641, quando Portugal libertou-se do domínio espanhol e a coroação do novo rei D. João IV de Portugal teve lugar o dia 15 de dezembro de 1640. Foi celebrada nas ruas do Rio de Janeiro com procissões musicais chamadas “préstitos”.

Carnaval é hoje o maior evento cultural do Brasil: Ritmo, participação e costumes variam de região para região do país. O carnaval mais conhecido e o mais famoso do mundo é o do Rio de Janaeiro, mas todas as cidades do país tem o seu Carnaval próprio. Nelas muitas vezes são organizadas grandes desfiles liderados por escolas de samba e o público observa os desfiles em sambódromos especiais e em muitos lugares há desfiles, que permitem a participação do público, sobretudo no Nordeste do Brasil, onde o Carnaval é também influenciado pela cultura afro-brasileira. Aqui desfilam grupos organizados pelas ruas e a multidão interage diretamente com eles.

A música típica do Carnaval varia de cidade para cidade: No Sudeste do país e especialmente na cidade do Rio de Janeiro domina o samba em suas variantes: Samba-enredo, samba de bloco, samba de embalo e marchinha. No Nordeste e particularmente em Pernambuco e na Bahia os gêneros musicais são o frevo, maracatu, samba-reggae e a música Axé. O período de Carnaval torna-se um dos mais movimentados períodos do ano pelos turistas do mundo inteiro, reunindo-se no Rio de Janeiro, em Salvador, Fortaleza, Recife e outras cidades brasileiras para apreciar as cores e as celebrações deste evento espetacular da cultura e do folclore do Brasil.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM RIO DE JANEIRO

Booking.com